Cam Newton é criticado por suposta postura sexista em conferência

Cam Newton, quarterback do Carolina Panthers ganhou as manchetes do dia devido a um comentário que foi julgado no mínimo, infeliz. Ele riu, da jornalista do Charlotte Observer, Jourdan Rodrigue, que questionou durante a coletiva de imprensa nessa quarta-feira, sobre o wide receiver Devin Funchess, à respeito da fisicalidade das rotas. Ao responder, Newton riu, dizendo que era “engraçado ouvir uma mulher falar sobre rotas”, e ainda enfatizou a palavra “rotas”.
Veja no vídeo abaixo:

Veja a transcrição completa da pergunta e a resposta dada por Cam depois desse comentário:
P: “Eu sei que você se orgulha de ver seus recebedores jogarem bem. Devin Funchess parece realmente ter abraçado toda as necessidades físicas dessas rotas e conseguindo essas jardas extras. Isso lhe dá um pouco de prazer, ao vê-lo como um “caminhão”?
R: “É engraçado ver uma mulher falar sobre rotas… mas [Funchess] apareceu. Esse é um grande jogo para ele, já que é de Detroit. Eu sei o quanto ele quer isso. Só de vê-lo crescendo ao longo dos anos. Um jogador completamente diferente. Não apenas em campo, mas eu disse a ele e [Kelvin Benjamim] hoje, a preparação desses caras está diferente esse ano. E agradeça ao treinador por isso, e apenas seguindo em frente que vamos esperar esse tipo de coisa”
A jornalista tentou falar com Newton depois do ocorrido, mas preferiu não se pronunciar a respeito da atitude posterior do atleta. Confira as declarações da jornalista:

“Eu não acho que é “engraçado” ser uma mulher e falar sobre rotas. Eu acho que é o meu trabalho”
“Eu conversei com ele depois e foi pior. Eu prefiro não dividir, porque eu tenho um trabalho de fato a fazer e ele não me impedirá”
O diretor de comunicações dos Panthers, Steven Drummond disse em uma declaração que conversou com Newton e Rodrigue “e eu sei que eles tiveram uma conversa na qual ele expressou arrependimento por ter usado essas palavras. Nós nos esforçamos como um departamento para tornar o ambiente confortável para a mídia, para todos que cobrem o time. ”
Uma fonte próxima a situação disse que Newton não se desculpou.

A Associação para Mulheres em Media de Esportes – Association for Women in Sports Media (AWSM) – declarou que "estamos muito desapontadas pelas observações desrespeitosas dirigidas a uma repórter mulher durante a conferência de imprensa do Carolina Panthers de hoje. Como grupo de vigilância, a AWSM exige um tratamento justo e ambientes de trabalho positivos para as mulheres que trabalham em meios esportivos ".
Mais tarde, a seguinte declaração oficial da jornalista foi enviada pelo Charlotte Observer:

“Essa tarde, eu fiz meu trabalho como NFL beat writer* e fiz uma pergunta ao Cam Newton sobre um de seus recebedores. Fiquei consternada com sua resposta, que não só me desprezou, mas inúmeras outras mulheres antes de mim e outras que têm trabalhos similares ao meu.
Eu procurei Mr. Newton quando ele foi para os vestiários alguns minutos depois. Ele não se desculpou por seus comentários”.
Newton já é famoso pelo seu temperamento, assim como na derrota para o Denver Broncos no Super Bowl 50, no qual ele mal respondeu as questões da imprensa após o jogo, e foi extremamente criticado por sua postura diante dessa derrota, devido a falta de profissionalismo do atleta.
Diante do cenário atual, onde a mulher vem conquistando cada vez mais seu espaço, e provando sua capacidade de se inserir em meios antes tidos apenas como “masculinos”, é no mínimo repulsiva essa atitude de Cam Newton, um atleta que deveria dar bons exemplos, fazendo discriminação de gêneros.
A própria NFL vem tendo atitudes mais inclusivas com mulheres. Mês passado, Beth Mowins foi a primeira mulher em 30 anos, a narrar um jogo no horário nobre, o Monday Night Football.
Particularmente, não acho que essa tenha sido uma pergunta tão brilhante, afinal, sabemos bem que durante essas coletivas, há várias perguntas retóricas ou desnecessárias (Bill Belichick que o diga rs), sendo ela de homens ou mulheres. Mas o fato de Cam Newton ter enfatizado a questão de ser uma mulher perguntando sobre rotas (algo que teoricamente, por ser mulher ela não teria conhecimento para tal) é que torna a situação toda constrangedora.
Toda história tem dois lados certo? Devemos esperar Cam Newton se pronunciar a respeito para saber a opinião e/ou explicação do jogador. De qualquer maneira, mesmo que essa reação tenha sido de surpresa positiva e não deboche, como levantado por algumas pessoas, ainda assim, na minha opinião, continua sendo uma reação completamente desnecessária, ficar surpreso com uma mulher fazendo esse tipo de questionamento. É no mínimo “engraçado”.
Como Rodrigue disse, ela só estava fazendo seu trabalho, e deve ser respeitada por isso.
*beat writer: também conhecido como relatório especializado, é um gênero de jornalismo que pode ser descrito como o desenvolvimento de relatórios detalhados sobre uma questão específica, setor, organização ou instituição ao longo do tempo.
Vários homens e mulheres da mídia se pronunciaram no Twitter sobre o comentário de Cam Newton:

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: