Como é feita a escolha do MVP da NFL?

À medida que a temporada regular da NFL vai chegando ao fim, a discussão pelo título de MVP vai ganhando força, e dessa vez, comecei a me questionar sobre como é o processo de escolha desse tão valioso jogador. Quais seriam os critérios? Quem são os responsáveis pela votação? Como ela funciona?
Antes de tudo, devemos levar em consideração que o Futebol Americano, talvez mais do que a maioria dos outros esportes, tem o conceito de TIME muito bem aplicado, afinal, apenas um jogador sozinho não consegue fazer muita coisa, ele depende que todo o grupo trabalhe bem, para que ele também tenha sucesso.
Bem, como já previa, e como algumas pessoas já haviam me dito, não há de fato critérios pré-estabelecidos em que os jogadores precisam atingir determinadas métricas para serem elegíveis e ganharem o prêmio. Na verdade, é um tanto quanto “subjetivo”, já que a votação é feita baseada na opinião dos 50 maiores e melhores especialistas do esporte, classificados assim pela Associated Press.
Não contente com essa informação, resolvi pesquisar mais a fundo, e vi que não sou apenas eu quem acho um tanto quanto confuso e subjetivo demais, afinal, se você perguntar para 10 pessoas o que significa ser o jogador mais valioso, você terá 10 respostas diferentes. Seria o melhor jogador da liga? O mais indispensável? Ou o jogador com melhores números? Com mais jardas, touchdowns ou vitórias? Seria ainda a performance com relação a outros componentes da equipe que influenciam a sua própria performance? Etc, etc, etc..
Com certeza podemos citar um jogador que seja o melhor em cada um desses quesitos, mas e o melhor em todos ou na maioria deles? Será que existe? E qual desses “critérios” deveriam ter mais peso para classificá-lo?
Por algum motivo, que eu desconheço qual seja (e durante toda a minha pesquisa também não encontrei respostas, mas sim, encontrei apenas tantas outras pessoas que faziam os mesmos questionamentos que eu), a NFL não parece interessada em fazer qualquer modificação nesse processo de escolha. Sendo assim, divido com você as informações que consegui encontrar sobre esse processo, para que assim como eu, quando anunciarem o vencedor você tenha embasamento para concordar (ou não) com ele.
Primeiramente, como já foi dito, 50 membros da mídia americana, que cobrem a NFL com regularidade, são responsáveis pelo voto. Alguns são escritores, outros jornalistas, e por aí vai. Mas todos eles são escolhidos por serem os melhores do ramo, na cobertura do esporte. Eles são totalmente independentes da liga – nenhum trabalha na NFL Network por exemplo – e possuem graus diferentes de experiência no jornalismo (veja a lista no final da matéria).
Em 2010, Tom Brady foi o único jogador da história a ter unanimidade nesses votos, e em 2007 ele teve 49 dos 50 votos, com o outro voto sendo para Brett Favre. Cada jurado, escreve o nome de apenas um jogador, diferente da votação do Heisman Trophy, no qual 3 jogadores são listados para 1º, 2º e 3º lugar.
A votação acontece geralmente um dia depois do final da temporada regular, mas o resultado só é apresentado um dia antes do Superbowl, na cerimônia de prêmios da NFL.
Para tentar traçar um perfil dos jogadores que foram escolhidos como MVP nos últimos anos, vamos analisar os números dos vencedores e de seus times:
2015 – Cam Newton
Os Panthers terminaram 15-1, com 500 pontos e em 1o lugar na liga. Newton teve apenas 3837 jardas, e 34 TD, em 3o lugar.
2014 – Aaron Rodgers
Green Bay terminou 12-4, liderando a pontuação da liga com 486 pontos. Rodger ficou em 7o no quesito de jardas, 4.381, marcando 38 TDs, em 3o.
2013 – Peyton Manning
Broncos terminaram 13-3, com 606 pontos. Manning também liderou, lançando para 5.477 jardas e 55 TD.
2012 – Adrian Peterson
Vikings terminou com 10-6, marcando 379 pontos, porém Peterson liderou a liga em jardas aquele ano, com 2.097, marcando 12 TDs. O 2o. maior número de um Running back em toda a história da NFL, perdendo apenas para Erick Dickerson, com 2.105 jardas.
2011: Green Bay QB Aaron Rodgers
Green bay teve o melhor recorde naquele ano, com 15 vitórias e 1 derrota. Os Packers também marcaram mais pontos na liga, 560.
2010: New England QB Tom Brady
O New England Patriots teve o melhor recorde, 14 vitórias e 2 derrotas. Os Patriots lideraram a NFL com 518 pontos, o único time a ter mais que 500 pontos aquele ano.
2009: Indianapolis QB Peyton Manning
Indianapolis teve o melhor recorde na NFL aquele ano, 14-2. Os Colts marcaram apenas 416 pontos, ficando em 7o nesse quesito (com Manning em 1o.)
2008: Indianapolis QB Peyton Manning
Indianapolis ficou 12-4, 1 dos 4 times com esse número. O time com mais vitorias foi o Tennessee, com 13-3. Com 377 pontos, os Colts foram a 13ª equipe aquele ano. (Manning ficou em 2º)
2007: New England QB Tom Brady
New England teve uma temporada perfeita, 16-0, e o time foi o melhor ataque, marcando 589 pontos. O Time que chegou mais perto foi Dallas, com 455.
2006: San Diego RB LaDainian Tomlinson
San Diego terminou 14-2. Tomlinson liderou a NFL em jardas e marcou 28 touchdowns em uma performance dominante aquele ano. San Diego marcou 492 pontos, o melhor na NFL.
2005: Seattle RB Shaun Alexander
Seattle terminou 13-3, Segundo melhor numero da liga. O maior recorde foi para Indianapolis com 14-2. Seattle marcou mais pontos, 542. Alexander liderou a liga em jardas e marcou 27 touchdowns.
2004: Indianapolis QB Peyton Manning
Indianapolis terminou 12-4, mas Pittsburgh teve de longe o melhor numero, 15-1. Os Steelers ganharam com uma grande defesa e não ataque. Eles marcaram apenas 372 pontos aquele ano enquanto os Colts lideraram com 522. (Manning ficou em 3º).
2003: Indianapolis QB Peyton Manning and Tennessee QB Steve McNair
Teve um co-MVP em 2003. Colts terminaram 12-4 aquele ano. New England teve o melhor número, 14-2, seguido por Kansas com 13-3. Os Colts eram um dos 4 times 12-4, junto com os Titans. Kansas foi o número 1 em pontos, seguido pelos Colts, número 2. Os Chiefs tiveram o também o 2o. maior recorde, então o MVP poderia facilmente ter ido para o QB Trent Green aquele ano. Por isso, McNair e Manning ficaram em 1o. e 2o. aquele ano no quesito de QB passer rating.
2002: Oakland QB Rich Gannon
Oakland terminou 11-5, e haviam 3 times que terminaram com 12-4. Os Raiders marcaram 450 pontos, 2o da liga.
É possível traçar um perfil ou tirar algumas conclusões sobre os MVPs das últimas 14 temporadas?
Para Brady, Tomlinson, Alexander, Rodgers e Newton, a fórmula foi basicamente a mesma: jogar em um time com os melhores números da liga, e marcar o maior número de pontos possíveis. Já, em se tratando de Peyton Manning, que ganhou a maioria dos prêmios, essa lógica não é válida. Na maioria das temporadas em que foi o vencedor, o Colts por exemplo não foi o time com melhores números.
Ao que tudo indica, se os jurados desse ano seguirem os padrões dos últimos, teremos Matt Ryan com o título de MVP, já que ele e o Falcons lideram essas estatísticas: 38 TDs (2º lugar), e 540 pontos para o time, 1º lugar.
Lista dos jurados e suas respectivas contas de Twitter (há pouquissímas alterações de um ano para o outro):
Troy Aikman, Fox: @TroyAikman
Hub Arkush, Westwood One: @Hub_Arkush
Howard Balzer, KSDK-St. Louis: @HBalzer721
Don Banks, Sports Illustrated: @DonBanks
Jarrett Bell, USA Today: @JarrettBell
Chris Berman, ESPN
Ron Borges, Boston Herald: @RonBorges
Vic Carucci, Buffalo News: @viccarucci
John Clayton, ESPN: @ClaytonESPN
Steve Cohen, Sirius XM
Cris Collinsworth, NBC: @CollinsworthNBC
Jim Corbett, USA Today: @ByJimCorbett
Bob Costas, NBC
Mark Craig, Minneapolis Star Tribune: @markcraignfl
Tom Curran, Comcast Sports Net: @tomecurran
John Czarnecki, Fox Sports
Paul Domowitch, Philadelphia Daily News: @pdomo
Tony Dungy, NBC: @TonyDungy
Herman Edwards, ESPN: @HermEdwardsESPN
Boomer Esiason, CBS: @7BOOMERESIASON
Rich Gannon, CBS: @RichGannon12
Mike Garafolo, Fox Sports 1: @MikeGarafolo
Fred Gaudelli, NBC: @NBCSNF
Bob Glauber, Newsday: @BobGlauber
Rick Gosselin, Dallas Morning News: @RickGosselinDMN
Lindsay Jones, USA Today: @bylindsayhjones
Clark Judge, Talk of Fame Network: @ClarkJudgeCBS
Ira Kaufman, Tampa Tribune: @IKaufmanTBO
Peter King, Sports Illustrated/MMQB: @SI_PeterKing
Pat Kirwan, CBS Sports, SiriusXM: @PatKirwanCBS
Jeff Legwold, ESPN: @Jeff_Legwold
James Lofton, Westwood One: @lofton80
John Lynch, Fox
Alex Marvez, Fox Sports: @alexmarvez
John McClain, Houston Chronicle: @McLain_on_NFL
Jim Miller, Sirius XM
Chris Mortensen, ESPN: @mortreport
Gary Myers, New York Daily News: @garymyersNYDN
Nick Pavlatos, Sirius XM: @nflradionick
Tom Pelissero, USA Today: @TomPelissero
Dan Pompei, Bleacher Report: @danpompei
Pete Prisco, CBS: @PriscoCBS

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: