Dicionário da NFL

Quando você começa a acompanhar a NFL, uma série de termos novos aparecem, e muitas vezes é complicado saber o que significam. Além de tudo que já foi explicado aqui no site (veja as Seções A Liga e Regras do Jogo), segue uma lista dos termos mais utilizados na NFL e seus respectivos significados.

Audible: Os audibles são aquelas chamadas de jogada que os quarterbacks fazem antes do snap, para mudar alguma jogada na linha de scrimmage. Um audible que foi no mínimo engraçado na temporada foi o do Tom Brady dizendo: “Rex Ryan”, contra os Bills, como pode ver ao lado. Para quem não sabe, Rex Ryan é tecnico dos Bills e já se declarou “obcecado” por Tom Brady.
Blind Side (Lado cego): Como a expressão diz, é o lado cego, ou seja, o lado oposto da direção para onde o jogador com a bola olha. No caso dos QB, é por isso que existem jogadores para protegê-lo para que faça o lançamento, pois geralmente o lado oposto para qual ele vai lançar, é o seu lado cego.

Blitz: Estratégia defensiva, onde alguns jogadores renunciam às suas normais responsabilidades e vão em direção a o QB, para pressioná-lo e dificultar o passe.

Block (Bloqueio): Bloqueio a um jogador adversário impedindo-o de progredir ou alcançar um jogador de sua equipe

Controlar o Relógio: É uma estratégia utilizada pelos times, fazendo jogadas geralmente corridas, onde o relógio não para e com isso a outra equipe tem menos tempo para iniciar seu ataque.

Drive: É uma sequência de jogadas (Downs ou Descidas) até entregar a bola à equipe adversária ou marcação de touchdown ou field goal.

Fair Catch Interference: Depois que o fair catch é pedido, nenhum jogador pode encostar no jogador que o pediu.

First and Ten (ou 1ª para 10): Situação, onde uma equipe (ofensiva) se encontra no seu 1º Down, e tem de percorrer 10 jardas para conseguir outro 1º Down. Primeira jogada de cada série de um total de 4.

Foul (Falta): Violação a uma regra do jogo.

Hail Mary (Ave Maria): Jogada Ofensiva, feita geralmente em um momento de desespero (muitas vezes com o cronômetro já zerado) onde o QB atira a bola para a End Zone, sem nenhum alvo, apenas esperando que alguém da sua equipe faça a recepção e marque o touchdown. Aqui vale ressaltar que na temporada de 2015, Aaron Rodgers, QB do Green Bay Packers fez isso duas vezes, e não é NADA fácil! Veja os vídeos.

HuddleReunião feita pelos jogadores do time de ataque para definir a próxima jogada

Incomplete Pass (Passe Incompleto): Quando o receiver não consegue fazer a recepção e a bola toca o chão

Ineligible/Elegible Receiver (Recebedor Elegível/Inelegível): Antes do snap, os jogadores que estão em campo e são elegíveis para receber a bola precisam se apresentar ao árbitro, fazendo apenas um sinal com a mão, indicando sua elgibilidade.

Intentional Grounding

É quando um QB se “desfaz” da bola, e ainda se encontra dentro do “Pocket”, quando ele lança a bola, apenas para se  livrar dela porque a marcação está próxima, e não há nenhum jogador elegível a recebê-la próximo de onde ele jogou.

Man-To-Man Coverage(Cobertura homem a homem)

Jogada defensiva onde cada Defensive Back marca um Receiver especifico.

Neutral Zone (Zona neutra)

Área entre a linha de scrimmage em que nenhum membro, de nenhuma das duas equipes pode invadir

No Huddle: Geralmente, quando o time tem pouco tempo no relógio e nenhum tempo para pedir, os jogadores costumam agilizar as jogadas e não fazem a reunão antes para definição da jogada.

Out Of Bounds: Quando um jogador ou passe encontra-se fora das linhas limites do campo

Overtime (Prorrogação): Período extra resultante de um empate do período regular.

Pass Rush: Tentativas do jogador da defesa em impedir que o QB faça o passe. Von Miller é consideradoo melhor Pass-Rusher da liga, pois tem sempre muito sucesso em pressionar o QB.

Passing game: Ataque Ofensivo, baseado no jogo áreo

Play-Action Pass

Jogada de Passe, em que o QB finge que está entregando a bola pro seu RB, mas recua para efetuar um passe

Playbook: Livro que contém todas as jogadas, termos e estratégias de uma equipe. Os quarterbacks geralmente usam essa faixa com todas as jogadas no braço, para facilitar na hora do jogo a lembrar de todas as jogadas, pois são muitas.

Pocket

Área de proteção para o QB pela sua Offensive Line. A OL recua em torno do seu QB, fazendo um semi-círculo em vola dele, criando assim um “muro” de proteção, para impedir que o quarterback seja sacado.

Pylon

Pequenos marcadores laranjas que sinalizam os 4 cantos da End Zone

Reading The Defense (Ler a defesa)
Quando o QB analisa o posicionamento do time de defesa e tenta adivinhar as inteções de marcação.

Red Zone

Área que se situa nas 20 jardas no campo de defesa de cada equipe, antes de End Zone. Área vermelha da figura ao lado.

Rookie: Jogador na sua 1ª temporada na NFL

Roster: Lista de jogadores que compõem o elenco do time.

Roughing The Kicker: contato do jogador de defesa com o Kicker depois de efetuado o chute.

Roughing The Passer: contato do jogador de defesa com o  quarterback depois de efetuado o chute

Rota: Direções e distâncias pré-determinadas que o Receiver deve percorrer para receber o passe do quarterback

Sack

Qualquer Tackle que um QB recebe atrás da linha de scrimmage, resultando na perda de jardas. Veja o vídeo com uma compilação dos sacks feitos por JJ Watt na temporada de 2014, um dos melhores Defensive Ends da NFL.

Secundária: Jogadores Defensivos que alinham atrás dos Line Backers e que procuram impedir que o passe seja completado.

Shotgun
Um das jogadas em que a formação de ataque é para passe o QB alinha 5 a 7 jardas atrás do Center

SidelinesLinhas laterais do campo

SnapAção onde o Center entrega a bola em mãos ou num lançamento ao seu QB, Kicker ou Punter

Spike

Ato de lançar a bola ao chão. Quando o time tem pouco tempo no relógio e nenhum tempo para pedir, o Quarterback tem a opção de jogar a bola no chão logo depois do snap para parar o relógio e ele ter tempo de definir a próxima jogada. Os jogadores geralmente fazem o spike para comemorar um touchdown também. Veja no vídeo um FAKE SPIKE famoso do Dan Marino (um dos maiores QBs da história da liga), onde fingiu que faria um spike mas lançou a bola e marcou o touchdown.

TackleAto de derrubar um jogador e impedir que ele avance.

TerritórioMetade do campo defendida por uma determinada equipe

Third-And-Long (3a. pra muitas): Situação onde o time e ataque precisa percorrer uma longa distância para conseguir o touchdown.

Trincheiras: Refere-se a área que envolve a linha de Scrimmage, onde os times estão frente a frente.

Two-Minute Warning: Timeout no fim de cada metade, para indicar os 2 minutos restante de jogo. O relógio para nesse momento e as equipes podem decidir melhor o que fazer no final da partida.

Two-Point Conversion: Jogada de pontuação, imediatamente após o TD, onde a equipe que pontuou pode marcar mais dois pontos, caso ultrapasse a linha de gol, através de corrida ou Passe.

Wildcat
A formação wildcat é uma das jogadas do ataque em que o snap é feito diretamente para o Running Back geralmente (algumas jogadas possuem outros jogadores nessa posição), ao invés do Quarterback. Veja no vídeo abaixo algumas jogadas de Wildcat do RB Ronnie Brown.

 

%d blogueiros gostam disto: