O Sunday Night da semana 15 terá um confronto entre conferências. Pela NFC, temos o Dallas Cowboys com 7-6 brigando pelo Wild Card, sonhando com uma vaga nos playoffs. Enquanto na AFC, está o Oakland Raiders com 6-7 que ainda tem chances matemáticas de vencer a divisão West. Ambas as equipes no início da temporada estavam cotadas para estarem no Super Bowl devido à incrível performance em suas campanhas na temporada passada e dos seus QB’s Dak Prescott e Derek Carr, entretanto não conseguiram corresponder às expectativas e precisam da vitória para continuarem com esperanças de atingir seus objetivos, caso contrário, podem dar adeus a qualquer possibilidade disso.
A situação dos Cowboys é bem mais complicada do que a do seu adversário, uma vez que a disputa na NFC por uma vaga na pós temporada está feroz, são 7 times para 2 vagas. A equipe do Texas, além de ter que vencer todos os seus próximos jogos, precisa torcer pela derrota do Seattle Seahawks, uma do Green Bay Packers, duas do Atlanta Falcons e uma do Detroit Lions, que já ganhou nesta semana do Chicago Bears na partida de ontem.
Os Raiders estão um pouco mais confortáveis, mas nem tanto assim. Para cravarem a divisão, eles também têm que vencer todos os próximos jogos, bem como torcer para que o Kansas City Chiefs perca as duas próximas partidas. Mesmo que isso não ocorra, as chances de playoffs são bem possíveis, visto que estão com apenas uma vitória atrás do Buffalo Bills que ocupa a 6ª posição e 2ª vaga no wild card, entretanto, matematicamente ainda existem 8 times nesta disputa na AFC.
Mesmo que não estejam jogando tão bem quanto esperávamos, esse jogo promete fortes emoções e uma partida intensa, pois além dessas semelhanças entre times, pode-se dizer que também há bastante em suas defesas e ataques.
As duas defesas apresentam deficiências, em especial na secundária e em alguns momentos também parecem sofrer de apagões na linha defensiva e com seus LB. Ainda assim, a defesa dos Cowboys tem se mostrado um pouco melhor, cedendo uma média de 341 jardas por jogo, com 9 interceptações e 32 sacks, por sua vez, a dos Raiders cedem 350 jardas, com apenas 2 interceptações e 26 sacks.
Como elas têm deficiência na secundária, a melhor alternativa provavelmente será forçar o pass rush e, nesse caso, os Cowboys poderão se sair melhor, pois contam com o DE Demarcus Lawrence, que tem a segunda melhor média de sacks da temporada, com uma marca de 13,5 sacks. Por outro lado, os vaqueiros podem não contar com a presença do seu líder de defesa, o LB Sean Lee, que está como questionável para partida. Caso ele entre em campo, poderá ajudar na leitura do ataque dos Raiders e identificar momentos de blitz, tanto para pressionar o QB Derek Carr no read option quanto para segurar o RB Marshawn Lynch. Dessa maneira, pode dar um alívio para linha defensiva não se cansar antes de acabar o jogo, fato este aliás que tem acontecido com uma certa frequência na defesa dos Cowboys, na qual parece perder força e foco quando começa o segundo tempo. Já os Raiders não contarão com seu DE Mario Edwards Jr e o LB Cory James, por estarem lesionados, o que torna ainda pior a situação da sua defesa, inclusive para pressionar Prescott, que é muito perigoso quando tem espaço e tempo para fazer suas jogadas.
No quesito ataque, os times poderão aproveitar bem os passes longos, devido a frágil secundária dos dois lados e é neste ponto que Oakland se sai melhor do que o Dallas, uma vez que Carr tem sido mais preciso que Prescott nesta temporada, com 63,8% dos passes completados contra 63,2%. A parte negativa é que um dos principais recebedores, o WR Amari Cooper, estará fora do jogo por lesão, bem como não contarão com o TE Clube Wlaford. O ponto positivo é que ainda sim contará com a presença dos principais recebedores, o TE Jared Cook e o WR Michael Crabtree, o que torna um ataque muito perigoso, inclusive com o RB Marshawn Lynch.
Se o Oakland Raiders tem Lynch, os Cowboys podem contar com os RBs Alfred Morris e Rod Smith, este último que apenas no último jogo marcou 2 TDs, e podemos dizer que ambos vêm suprindo um pouco da ausência de Ezekiel Elliott. Além disso, têm uma média de 137,5 jardas por partida no jogo corrido, número bem supeior ao seu adversário que totaliza 91,5 jardas. Na parte aérea, se Prescott conseguir estar em um de seus dias de inspiração poderá conduzir o ataque em boas campanhias, mas para isso precisará que seus recebedores façam as recepções e neste ponto os Cowboys destacam-se com os WRs Dez Bryant, Terrence Williams e Cole Beasley, bem como TE Jason Witten.
Numa análise estatística dos ataques, os Cowboys possuem 44,8% de conversões em terceiras descidas e os Raiders 40,6%. Em números totais de jarda por jogo eles estão muito próximos: o Dallas tem 338,3 sendo a maior parte no jogo terrestre e o Oakland totaliza 329,4, só que ao contrário do seu adversário, a maior parte dessas conquistas são em jardas aéreas. Contudo, para os ataques funcionarem, as linhas ofensivas terão que se manter firmes e darem tempo para seus QBs fazerem as leituras de jogo, pois elas não são as mesmas da temporada anterior, muitas vezes os deixando expostos. A OL dos Cowboys tem se mostrado levemente superior quando se trata em proteger o pocket, mas em compensação tem feito muitas faltas, o que acaba prejudicando muito.
Será um jogo de vida ou morte! A vitória sairá nos detalhes e qualquer erro poderá ser fatal, visto que os dois times estão muito parecidos nesta temporada. Vamos ver quem se sairá melhor em suas estratégias, raciocínio rápido, que cometam poucas faltas e consigam se manter em foco e fisicamente dispostos até o último segundo da partida.