O grande exemplo do mato-grossense que está fazendo história na NFL

Por Paula Ivoglo

Semana passada, foi anunciado pela NFL o nome de sete jogadores internacionais que integrarão do programa Undiscovered, que foi criado em 2017 com o objetivo selecionar atletas internacionais (não nascidos nos EUA), que queiram participar de treinamentos no nível da NFL, e posteriormente tentar uma vaga em uma das franquias da liga.

Mas o mais legal desse programa, foi ver o nome de um brasileiro entre os sete: Durval Neto!

Duzão, como é mais conhecido, começou a jogar pra valer em 2015, no Cuiabá Arsenal, com 22 anos, chegou a disputar algumas partidas pela Galo FA, além de jogar pela seleção mato-grossense sub 19 e pela seleção brasileira.

Com seus quase dois metros de altura e quase 150kg, atua como Defensive End, e conta que sempre gostou da emoção de correr e bater forte em alguém, a defesa sempre foi seu instinto, mas jogaria em qualquer posição que seu Head Coach pedisse. Em algumas situações já jogou como Offensive Tackle e até Full Back.

O sonho de jogar na NFL sempre existiu, mas se para quem é nascido nos EUA já não é fácil, para um estrangeiro as coisas são mais complicadas ainda.  Mas sua história começou a  ser desenhada quando, seu então técnico, Kenneth Joshen (KJ) reconheceu seu talento e disse que se conseguisse se tornar um agente certificado da NFL, o levaria para os EUA para fazer história.

E o sonho está se tornando realidade!

Em 2017, Joshen passou na prova da NFL, e depois de 2 anos de tentativas, arrumaram as malas e foram para os EUA. Sabiam desse programa Undiscovered da NFL, mas para isso, Duzão precisava fazer um teste privado, estilo combine, para poder começar a conversar com os times.

Depois que Duzão tinha todos os seus tempos oficiais dos drills, KJ enviou para todos o time de diretores da NFL contando sua história. Até que, em um sábado qualquer, receberam a ligação que mudou suas vidas: o e-mail tinha chegado à pessoa certa, e o scout da NFL gostou tanto de sua história que saiu de Londres para testá-lo pessoalmente.

Duzão causou muito boa impressão, e o scout deixou que ele voltasse ao Brasil para ver sua família e para se preparar para voltar em Novembro.

Estando no Brasil, jogou algumas partidas pelo Galo FA e em setembro, e pela primeira vez em muitos anos, alguém da diretoria da NFL veio ao Brasil assistir um de seus jogos e conhecer sua família. O scout ficou bem impressionado com tudo que viu, e disse ao Duzão: arrume as malas que você representará o Brasil no NFL Undiscovered!

Quanta emoção!

Como era de se esperar, Duzão não acreditava que tudo aquilo estava acontecendo, e quando recebeu a carta do programa em mãos, chorou muito, pois sabia o quanto ele e KJ tinham lutado por aquele momento.

Para se preparar, foram treinar no TNT Sports que fica na Carolina do Sul, onde jogadores são preparados para os testes, que é a transição do college para o football profissional, focado nos drills, como por exemplo, 40 yards dash, broad jump, etc.

Duzão conta que nunca imaginou que seria tão difícil, eles levam seu corpo ao máximo todos os dias, e hoje entende por que os americanos são a excelência nos esportes. Treinava três vezes por dia, muita dor no corpo no começo, mas depois foi acostumando.

O treinamento pela NFL vai começar em janeiro na Flórida, no melhor centro de treinamento do mundo, o IMG Academy. Treinará por 3 meses para realizar o teste e, se tudo der certo, ficar com uma das vagas para participar da liga profissional. Após o Draft, os times dos atletas selecionados serão designados.

Claro que se pudesse escolher, Duzão preferiria jogar em algum local mais quente, com temperaturas mais parecidas as do Brasil. Mas como ele mesmo disse, seu sonho não tem lugar, seja na neve, na praia, onde for… o importante é atingir seu objetivo, e no que depender da torcida brasileira e da dedicação desse atleta fantástico, ele já está lá!

Parabéns Duzão! Muito orgulho da sua jornada e temos certeza que você vai longe! O Brasil todo está com você nessa!

Fonte das fotos: Redes Sociais

1 Response

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: