Na noite da próxima segunda, o Bank of America Stadium em Charlotte receberá o MNF que encerra a semana 10 da NFL. Os Panthers (6-3) vêm embalados de uma vitória sobre os Falcons, já os Dolphins (4-4) tentam por fim a uma série de duas derrotas consecutivas. A vitória será importante, para ambos os times, se manterem na busca por uma vaga nos playoffs. No cenário atual, o time da Flórida é o sétimo colocado da AFC enquanto que Carolina é o sexto da NFC e briga com os Saints pela liderança da NFC South. Os times se encontraram apenas 5 vezes e os Panthers venceram apenas o último confronto, há quatro anos atrás.
Os Panthers têm em sua a defesa a parte mais confiável do time. Estamos falando da melhor defesa da NFL que cede apenas 17,7 pontos e 274,1 jardas por jogo. Apesar de Jay Cutler (QB) ter lançado para três touchdowns e mais de 300 jardas no último jogo, a inconstância de seu ataque poderá favorecer a defesa dos Panthers, que tem apenas 20 pontos sofridos nos últimos dois jogos.
O ataque do Carolina é algo que também dará trabalho ao Miami. Com o QB Cam Newton mostrando crescente melhora – no último jogo correu para 86 jardas e converteu um TD e a versatilidade do RB calouro Christian McCaffrey, a ofensiva apresenta uma mudança de dinâmica que poderá elevar o nível do jogo. McCaffrey, além do bom jogo terrestre, tem conseguido encontrar aberturas em situações de passe e é o principal alvo de Newton. Ele lidera os RBs em recepções na NFL – 54 para 403 jardas. Miami sabe que precisará fazer seu inconsistente ataque funcionar, mesmo enfrentando a melhor defesa da liga. Jay Cutler terá que distribuir bem a bola ocupando todo o campo. Apesar do WR Jarvis Landry ser o quarto no ranking da NFL em recepções – 56 para 430 jardas, o time é o pior da liga em pontos e jardas por partida (14,5 e 270,2, respectivamente).
Defensivamente, figurando na 9º colocação na Liga, os Dolphins precisarão incomodar Cam Newton, o que não será fácil. Mas ela terá ajuda do S T.J. McDonald que deverá fazer sua estreia ao lado de Reshad Jones. Além disso, prestar atenção nas big plays e no RB Christian McCaffrey será fundamental. Está fora da partida, o C Ryan Kalil do Carolinda Panthers. São questionáveis: o WR Jakeem Grant, o LB Mike Hull, o G Ted Larsen, o CB Bobby McCain e o RB Damien Williams – todos do Miami Dolphins. Em uma partida entre defesas sólidas, esse MNF poderá ser uma partida de poucos pontos e com os special teams entrando no jogo com bastante frequência. Assim, posse de bola, conversão de FGs e posições de campo após punts poderão fazer a diferença no placar final.
Nesse duelo animal de água x terra, qual elemento mostrará seu poder?