Análise Playoffs: Giants x Packers

O confronto entre New York Giants x Green Bay Packers pela rodada de wildcard será nesse domingo, 08/01, às 19h25. Vejamos o que esperar do confronto entre esses dois grandes times:

New York Giants
Giants, com 4 Superbowls, sendo o último de 2011 onde ocorreu sua última aparição em playoffs, está de volta a pós temporada em busca do título. Sua vaga veio por meio da Wild Card, cedendo o título da conferência para o Dallas Cowboys, que curiosamente perdeu os seus dois confrontos contra o NY. Giants durante a temporada melhorou sua defesa e contou com incríveis performances de Odell.

Green Bay Packers
O Packers trilhou uma difícil trajetória até aqui, foi uma campanha bem suada para os cheeseheads. Sem uma temporada concisa e com as diversas lesões que assolaram a defesa, perderam vários jogos, o que consequentemente parecia ter tirado a confiança do time o que resultou em 6 derrotas. No entanto, o ataque sempre parecia funcionar, mas não adianta só pontuar, não é mesmo?! Tem que segurar!
Na week 10 as esperanças começavam a morrer quando, de repente, Aaron Rodgers e cia virou uma campanha de 4-6 engajando seis vitórias seguidas e se consagrou o campeão da NFC North em cima dos Lions. Green Bay foi campeão de conferência quatro anos seguidos (em 2011, 2012,2013 e 2014), em 2015 conseguiu chegar até as semifinais da conferência com a vaga da wildcard.
ANALISANDO O CONFRONTO: GIANTS-PACKERS
15 de janeiro de 2012, o Giants enfrentou Green Bay num Lambeau Field congelante, e, desafiando o improvável, já que o Packers vinha de uma temporada regular brilhante (15-1), entrou no intervalo com uma vantagem de 10 pontos graças a uma Hail Mary de 37 jardas de Eli para Hakeem Nicks. Depois disso, o jogo terminou 37-20 para os Gmen, sem grandes ameaças.
O resultado ainda assombra Aaron Rodgers e Mike McCarthy, que estavam, em 2012, querendo colecionar vitórias em playoffs e não corações partidos com uma nova derrota. Nova derrota porque em 2008 foi onde tudo começou, o Giants aposentou Brett Favre com uma derrota na prorrogação em 20 de janeiro. Green Bay entrou como favorito nesse jogo, mas os Giants se recusaram a sair sem a vitória: limitaram Favre a lançar apenas 236 jardas e o último lançamento dele no jogo acabou sendo uma INT de Corey Webster, que deixou Lawrence Tynes em posição de anotar um FG de 47 jardas para garantir a vitória.
O que temos de comum no terceiro embate é que em todos esses anos (2007, 2011 e 2016), os Packers venceram os Giants na temporada regular. Esse ano foi na Semana 5, mas temos que levar em consideração que nem Aaron Rodgers estava jogando tão bem e nem a defesa dos Giants era o que é hoje.
Todo o dinheiro que o GM Jerry Reese gastou montando a linha defensiva provou ter valido a pena. Damon Harrison, Oliver Vernon e Janoris Jenkins fazem um trabalho brilhante, ao lado de Landon Collins (na corrida para o prêmio de Defensive Player of the Year) e Dominique Rodgers-Cromartie, que tem 4 INTS nas últimas 3 semanas. Estão permitindo apenas 17.8 pontos de média por jogo, e o pass rush gerou 8 sacks nos últimos 4 jogos. Rodgers jogará tudo o que sabe e enfrentará talvez o seu maior desafio defensivo até então. E provavelmente esse será o embate que servirá de fiel da balança, uma vez que a linha ofensiva do Big Blue não consegue desabrochar como deveria, não tendo feito mais do que 20 pontos nas últimas semanas.
Green Bay tem vantagem em qualquer faceta que se analise quando o assunto é ataque. Mas os Giants tem ampla vantagem quando o assunto é defesa, ainda mais levando em consideração que GB vem jogando com a DL bem remendada e isso piorou contra os Lions na última semana. O time de especialistas dos Giants também faz um trabalho melhor quando o assunto é retorno de punts e acredita-se que Odell Beckham Jr deverá ser usado como retornador, como já aconteceu em vários jogos.
Packers conta com o ótimo aproveitamento de Adams e a volta monumental de Nelson, esses dois estão entre os quatro jogadores que mais receberam passes pra Touchdowns na temporada, sendo o Nelson com 14 e Adams com 12, não é uma estatística ruim para um time que já estava desacreditado. Rodgers já conta com 18 lançamentos pra TD’s nos últimos sete jogos, num total de 40 que dá a ele o stats de maior número de passes para Touchdowns da temporada regular, isso sem ter nenhuma interceptação, diga-se de passagem
Ben McAdoo, técnico dos tight ends de Green Bay em 2007 e 2011, quando perdeu para os Giants, comandará seu primeiro jogo de playoffs como head coach na sua carreira contra seu ex time. Os cabeças de queijo esperam que a lei do ex funcione a favor deles (é claro). Dessa vez, quem entra em vantagem no jogo é o time de NY que além de ter a melhor campanha da temporada regular, tem “o” jogador do momento: Odell Beckham Jr, que tem, na temporada, 101 catches, 1,367 jardas e 10 TDs.
Há muitas coisas a serem exorcizadas pelo lado dos donos da casa. Mas definitivamente os Giants não irão lá para perder a terceira parte dessa história.
Revisão: Gabriela Castro
Edição: Paula Ivoglo

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: