CURIOSIDADE DE BOLSA: por que o grito de guerra dos Vikings é SKOL?

Você sabe por que o “grito de guerra” do Minnesota Vikings é #Skol ? Primeiro precisamos entender a origem da palavra: o termo “Skol” deriva da língua falada da Escandinávia, sendo usada pelos nórdicos como uma forma de saudação num brinde, como o nosso “saúde” aqui no Brasil.
E como surgiu esse brinde? Existe uma lenda que diz que no final das batalhas, os guerreiros bárbaros decapitavam o rei adversário e bebiam no seu crânio gritando “Skoll” um para os outros como uma forma de respeito ao derrotado. Eles acreditavam que só assim seus oponentes teriam permissão para entrar no Valhalla, uma espécie de paraíso para os que morrem em combate, no qual podem se juntar a Odin. Então, com o passar do tempo, Skol se tornou uma forma de brinde entre alguns povos descendentes dos nórdicos.
Este mito provavelmente surgiu devido um mal entendido durante a tradução de alguns textos antigos como se o Vikings bebessem em “galhos curvados em forma de crânio” que na verdade era chifres. O que corrobora essa versão são imagens encontradas, como a de uma valquélia que oferece um chifre de hidromel. Entretanto, além dos chifres, sabe-se que os Vikings utilizam copos e taças para beber também.
E onde entra o Minnesota Vikings nesta história? A franquia foi fundada em 1961 e junto nasceu uma canção em sua homenagem composta por James “Red” Mcleod, nascido em Edina, Minnesota: “Skol Vikings, let’s win this game, Skol Vikings, honor your name, Go get that first down, Then get a touchdown. (…)”
Bom, agora ficou fácil saber porque Skol é o “grito de guerra” dos fãs dos Vikings. E você, torcedor, já conhecia essa história? Achou interessante? O Minnesota Vikings está na final da Conferência Nacional e enfrenta o Philadelphia Eagles no domingo (21/01) às 21h30 (Horário de Brasília). Você poderá acompanhar esta disputa com exclusividade na ESPN e interagir com a gente durante o jogo através do nosso Twitter: @nfldebolsa. Fontes: http://bit.ly/2Dlsvkp, http://on.si.com/2rmiBNF e https://goo.gl/Ss1U6w
1 Response

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: