O Cornerback Aqib Talib do Denver Broncos se recusou a falar sobre as circunstâncias do incidente que sofreu no início de junho (onde foi baleado em sua perna direita), dizendo que o assunto ainda está "sob revisão". Isso se aplica a investigação criminal e uma potencial investigação da NFL.
Talib teria dito à algumas pessoas que ele atirou em si mesmo, mas que estava "intoxicado demais para lembrar", e as circunstâncias desse suposto "tiroteio" podem resultar em Talib enfrentar acusações criminais de porte de armas. Um relatório em Junho indicou que Talib poderia enfrentar uma acusação séria, por carregar uma arma em público sem licença, em um lugar que vende álcool.
A punição da NFL é separada, e não necessariamente relacionada com uma investigação policial. A liga pode suspender um jogador por violar a política de conduta pessoal da liga, mesmo que ele nunca tenha sido preso, acusado, julgado ou condenado. Se a NFL concluir que Talib estava carregando uma arma de forma imprudente, pode suspendê-lo, independentemente da polícia achar que há provas suficientes para prendê-lo.
Ao que parece, há uma expectativa de que Talib sofra uma séria punição da liga. O Denver Post informou na sexta-feira que os Broncos poderiam ficar sem Talib para o início da temporada por causa de uma potencial suspensão. E a rádio fez um tweet sobre uma conversa com Adam Schefter, onde ele comenta que uma fonte confiável que disse Talib pode ser suspenso por oito jogos, mas não há nada de fato confirmado.
(@AdamSchefter nos disse que uma fonte com conhecimento disse a ele: "Eu não vejo como será menos que 8 jogos" referente a suspensão de Talib)
Como visto em casos anteriores e polêmicos da NFL, as punições são inconsistentes e imprevisíveis, e isso nos leva mais uma vez a questionar o poder inquestionável de Goodell, que vem sido chamado por muitos de Ditador, afinal costuma ignorar provas e análises imparciais, baseando-se em argumentos rasos, sem embasamento comprobatório, e realmente é uma pena ver a liga ser tratada dessa maneira.
De qualquer forma, se a suspensão vai ocorrer de fato ou não, ainda não sabemos, mas na pior das hipóteses, os Broncos precisam estar preparados para começar a temporada sem Talib.
Imagem via USA TODAY Sports/Mark J. Rebilas