Nesse Sunday Night veremos Texans vs Cowboys pela quinta vez na história. Esses times se enfrentaram pela primeira vez em 2002, no jogo de estreia da franquia de Houston dentro de sua casa, onde o time venceu por 19-10. Desde então foram mais três confrontos, e todos foram vencidos pela equipe de Dallas. Ambos os times chegam para essa partida pressionados, afinal a vitória, no duelo do estado do Texas, trará algum sossego para os times lutarem por uma vaga de playoffs. Podemos esperar um jogo bastante disputado, tenso.
Para analisarmos a partida é interessante dar uma olhada no desempenho das equipes até agora na temporada.
Dallas: Os cowboys tem um dos piores desempenhos ofensivos da temporada, até agora são em média 16,8 pontos por jogo, estando em 30º lugar no ranking da Liga, com 311,8 jardas totais (27º), sendo 166,5 jardas de jogo aéreo (30º). Sua linha ofensiva, que já foi considerada uma das melhores da NFL, cedeu, até agora, 14 sacks (24º), mostrando a falta que o center Travis Frederick faz. Outro ponto negativo é que sua defesa é a única que não interceptou nenhum QB até agora. Um dos setores que está funcionando bem é seu jogo terrestre, sendo o destaque desse ataque, com 145,2 jardas, a quarta melhor da liga. Já sua defesa vem se mostrando consistente nesta temporada. Até agora são 208,5 jardas cedidas no jogo aéreo (6º) e 97,8 jardas cedidas no jogo terrestre (12º), deixando o time em 5º lugar no ranking geral. A defesa ainda tem 14 sacks (3º) e 3 fumbles forçados.
Houston: Nos Texans o desempenho ofensivo é o destaque da equipe. São, em média, 24 pontos por jogo (15º), tendo até agora 413,8 jardas totais (5º), sendo 290,5 jardas de jogo aéreo (11º) e 123,2 jardas de jogo terrestre (9º). Outro setor que se destaca na equipe é sua defesa contra o jogo terrestre, cedendo, em média, 94,2 jardas por jogo (9º), além de ter feito 11 sacks (9º). A defesa do Texans sofre bastante contra o jogo aéreo, cedendo até agora 288 jardas (27º), deixando a equipe em 21º no ranking das defesas. O time conseguiu apenas 1 interceptação na temporada e sua linha ofensiva já cedeu 17 sacks (31º), não ajudando a vida de seu quarterback.
Comparando os QBs de cada franquia, notamos que os dois tiveram grandes atuações no seu ano de calouro mas vêm tendo atuações bem diferentes nesse início de temporada. Deshaun Watson, que retorna de lesão, vem melhorando seu desempenho a cada partida: são 7 TDs, 62% dos passes completos, 1246 jardas aéreas (11º), rating 93,5 e 4 INT (número alto considerando o baixo desempenho da OL). Já Dak Prescott tem um desempenho inferior em jardas 753 jardas aéreas (25º), 4 TDs e rating de 85,2 – essa característica não é surpresa já que o time de Dallas é bastante dependente do jogo terrestre, que tem Ezekiel Elliott, já que o corpo de recebedores é bem pobre. Apesar disso, Dak possui apenas 2 INT e 61,7% dos passes completos.
Destaques da partida:
O trio de recebedores dos Texans:
Houston tem uma das melhores duplas de wide receivers da temporada. DeAndre Hopkins e Will Fuller já fizeram 47 recepções para 706 jardas e cinco TDs em apenas quatro jogos. Na semana 4, o calouro Keke Coutee despontou recebendo 11 dos 15 passos feitos em sua direção para 109 jardas. O WR parece pronto para contribuir de maneira consistente com o potente ataque da equipe.
Demarcus Lawrence x linha ofensiva de Houston:
Lawrence emergiu, em 2017, como um dos melhores edge rushers da NFL. Só nessa temporada, Lawrence já tem 21 tackles e 5,5 sacks em apenas quatro jogos. Se ele conseguir manter esse ritmo, ele quebrará seus recordes do ano passado (58 tackles e 14,5 sacks) em ambas as categorias.
O SNF poderá ser uma boa oportunidade para melhorar seus números. A linha ofensiva de Houston tem lutado para manter Deshaun Watson adequadamente protegido. Em quatro jogos, eles permitiram 17 sacks que é a segunda pior marca da liga, atrás apenas do Buffalo Bills (21).
Ezekiel Elliott e a linha defensiva dos Texans
Para derrotar Houston, o ataque adversário precisa lidar com os pass rushers J.J. Watt e Jadeveon Clowney. Eles são ambos jogadores de elite e vêm de jogos fortes na semana passada, quando cada um teve 2 sacks. Os Cowboys, que têm o 4º melhor ataque terrestre até agora, deverão se aproveitar disso e utilizar Ezekiel Elliott e talvez Dak Prescott em jogadas terrestres para tentar neutralizar Watt e Clowney.
A volta de David Irving:
Há apenas um jogador em Dallas que pressiona os quarterbacks adversários como o faz DeMarcus Lawrence: David Irving. Voltando de suspensão, a sua disponibilidade para a noite de domingo significa mais dificuldade para o ataque aéreo de Houston.
Lesões: Sean Lee (LB) e Travis Frederick (C) são os principais desfalques pelo lado de Dallas, em Houston Aaron Colvin (CB) é o jogador que fará mais falta nos Texans.
Curiosidade: O dono da franquia dos Dallas Cowboys, Jerry Jones, votou contra a criação de um time na cidade de Houston, se justificando que com isso ele perderia mercado. Além disso, junta-se ainda o histórico de rivalidade entre essas cidades nos esportes americanos, fazendo o duelo Texans x Cowboys um confronto que já nasceu clássico.