Tony Romo, quarterback dos Cowboys, não tem tido muita sorte ultimamente. O QB sofreu duas lesões consecutivas na clavícula na temporada passada, foi submetido a várias cirurgias, participando de apenas 4 jogos.
Era grande a expectativa dos torcedores dos Cowboys para a volta de Tony Romo, porém o improvável aconteceu: no jogo de pré temporada contra o Seattle Seahawks, apenas 3 snaps depois, Tony Romo sofre um sack pelas costas do DE Cliff Avril (veja a jogada abaixo) e fica deitado no chão, visivelmente com muita dor, levando as mãos a coluna, não retornando mais ao jogo. Horas depois, um exame de ressonância foi feito e o resultado é péssimo: uma vértebra quebrada, e possibilidade de perder de 6 à 10 jogos.
A temporada mal começou e os Cowboys já estão sem seu Quarterback titular.
Os Cowboys se encontram em uma situação complicada em se tratando de Quarterback, visto que Kelle Moore também está machucado (quebrou a perna direita) e pode perder toda a temporada. Com isso, o time conta com Dak Prescott para assumir o lugar de Romo.
A boa notícia é que Dak Prescott tem sido sensacional nessa pré-temporada. Ele completou 78% dos passes (39 de 50), para 454 jardas com 5 touchdowns, nenhuma interceptação e dois touchdowns corridos.
Preskott tem mostrado que tem as habilidades requeridas em um jogador profissional como equilíbrio, precisão, força no braço, toque, velocidade e visão. Mas uma outra coisa que ele vai precisar mais ainda é a habilidade de ler defesas e fazer ajustes em tempo de jogo. Nenhum QB pode ter sucesso sem isso.
Mas de acordo com o próprio Preskott, esse é o seu melhor atributo: "Conhecimento e sensatez, eu acho que eu sou o QB mais inteligente que surgiu na turma desse ano. Eu adoraria entrar no jogo pra valer, estou muito confiante!"
Agora resta saber se ele vai conseguir repetir o ótimo desempenho contra defesas mais preparadas, já que sabemos que pré-temporada é bem diferente de temporada regular.
Com relação a situação de Tony Romo, os Cowboys têm algumas decisões a tomar, pensando no agora e no longo prazo. As principais preocupações imediatas são:
1. A decisão de Injured Reserve
Os Cowboys tem que decidir se colocam Romo na lista Injured Reserve de curto-prazo (IR) ou não. Cada time pode escolher um jogador da IR depois do corte do elenco para 53 jogadores que acontece dia 3 de Setembro, para retornar aos treinos depois de perder o mínimo de 6 semanas. Esse jogador pode a campo 2 semanas depois. Romo pode ser o candidato ideal devido ao seu tempo esperado de recuperação. Colocar o QB na IR poderia evitar de apressarem o retorno dele, sem estar 100% recuperado. Se colocado na IR, o mais cedo que Romo poderia jogar seria a Semana 9, no dia 6 de novembro contra o Cleveland Browns. Considerando que a bye Week do Dallas é a semana 7, Romo perderia apenas um jogo, Semana 8 contra os Eagles, na mais otimista das situações.
2. Encontrar outro QB (troca vs. free agent)
Será interessante ver se o Dallas aguarda os cortes de elenco ou retorna os esforços para fazer uma troca por outro quarterback, que começaram no início do mês, quando Moore se machucou. Os Dallas tiveram discussões com os Browns, sobre o veterano Josh McCown, que acabou não dando em nada.
Michael Vick, Josh Freeman, Charlie Whitehurst, Tarvaris Jackson, Matt Flynn, Jimmy Clausen and T.J. Yates estão atualmente disponíveis. Se assinassem algum deles, seria provavelmente com um salário mínimo estipulado pela liga.
Haverão mais QBs disponíveis no mercado assim que o corte de elenco de 90 para 75 acontecer na próxima quinta-feira. Não seria uma surpresa se os Dallas assinassem um temporário para o último jogo da pré-temporada, já que Jameill Showers é o único QB saudável no elenco, além de Prescott.
Cleveland Browns (McCown ou Austin Davis), Denver Broncos (Mark Sanchez) e o New York Jets (Geno Smith ou Bryce Petty) parecem ser as trocas potencialmente mais lógicas.
E ai torcedor do Dallas? Acredita que ainda pode ver um Tony Romo saudável nessa temporada? E o QB Dak Prescott, acha que ele vai dar conta do recado?
Certeza que ainda teremos muitas emoções nas cenas dos próximos capítulos dessa novela.