O sonho do Los Angeles Rams acabou rápido. A primeira aparição nos playoffs dos Rams, em 13 temporadas, chegou ao fim quando o Atlanta Falcons, campeão da NFC na temporada passada, derrotou a equipe da casa por 26 a 13.
Esperávamos uma partida com muitos pontos e grandes jogadas ofensivas de ambos os times. Mas quem assistiu apenas a esse jogo, não poderia imaginar que os Rams foram os líderes em pontuação da temporada regular da NFL, visto que o jogo foi dominado totalmente pela defesa.
Os Falcons abriram 13 pontos de vantagem no primeiro tempo. Os Rams foram atrás e foram para o vestiário apenas 3 pontos atrás no placar. Mas no segundo tempo Matt Ryan, QB dos Falcons, e cia mostraram o que é necessário pra vencer nos Playoffs.
No ataque, o QB Matt Ryan completou 21 de 30 passes tentados para 218 jardas e 1 TD, e não foi interceptado nenhuma vez. Pelo jogo terrestre, o RB Devonta Freeman, foi destaque com 18 carregadas para 66 jardas, 1 TD. Pelo jogo aéreo, o WR Julio Jones teve 9 recepções para 94 jardas, 1 TD. O K veterano Matt Bryant acertou 4/4 FGs (o mais longo de 54 jardas) e 2/2 XP. Atlanta soube controlar bem o relógio, ficando com a bola por 37m35seg contra 22m25seg dos Rams.
O time de Los Angeles começou devagar, parecia fora de ritmo, não tinha sincronia nas passagens e simplesmente não conseguia encadear as jogadas para que sua ofensiva ficasse no caminho certo. Os Rams só executaram 64 jogadas.
É possível que a falta de experiência do time em playoffs tenha contribuído com o aparente nervosismo do time. Embora em entrevista após a partida, Jared Goff, QB dos Rams, afirmou que “Cada jogo é o mesmo. Este tem um pouco mais de significado, é claro. Mas não jogamos bem. E se jogássemos assim duas semanas atrás contra o mesmo time, também teríamos perdido”.
O RB Todd Gurley acumulou 101 jardas em apenas 14 corridas. Ele é o 1º jogador dos Rams que correu para mais de 100 jardas em sua estréia de playoffs desde Jim Gillette em 1945. Normalmente, esses números seriam ótimos, no entanto, quando você observa mais de perto, verifica que 50 de suas 101 jardas vieram apenas de 3 toques consecutivos no início do 4º quarto, quando os Rams perseguiam os Falcons por 9 pontos, e a jogada levou a um FG, deixando a diferença em apenas 6 pontos. Depois dessa movimentação, os Rams entregaram a bola à Gurley apenas mais uma vez, em uma 3ª para 1, que ele converteu com uma corrida de 8 jardas. Resumindo, em todo o jogo, Gurley apenas tocou a bola 18 vezes, o que foge das estatísticas regulares do jogador.
Ponto para a defesa dos Falcons, que conseguiu anular o ótimo ataque de Los Angeles e parar Gurley. O SS Kemal Ishmael e o MLB LaRoy Reynolds conseguiram recuperar 2 fumbles perdidos pelos Rams. O MLB Deion Jones conseguiu 3 tackles e a defesa sackou 3 vezes o QB adversário.
Jared Goff, teve uma carga de trabalho pesada em sua primeira aparição na pós-temporada, completando 24 de 45 passes para 259 jardas e 1 TD. Os WR Cooper Kupp e Robert Woods se destacaram: Woods, com 142 jardas em 9 capturas, tornou-se o 4º jogador a superar 100 jardas em estréias de playoffs com a equipe; Kupp se destacou com 8 passes, acumulou 69 jardas e 1 TD. O WR Sammy Watkins teve uma recepção para 23 jardas. Foi seu primeiro jogo de pós-temporada como profissional e ele acabou desaparecendo da ação com apenas 4 passes. O TE Tyler Higbee deixou cair um possível TD no final do jogo e o WR Cooper Kupp deixou um passe decisivo, que garantia uma sobrevida aos Rams, passar por suas mãos, também.
Certamente, mesmo com a derrota, os Rams têm motivos para comemorar. Excederam a expectativa de muitos ao vencerem 11 partidas na temporada regular e com isso conquistar o titulo da NFC West, já que na temporada passada, tiveram o 3º pior recorde da NFC. O que deixa os torcedores esperançosos em como será o time no próximo ano. O WR Robert Woods disse em entrevista que “Foi um bom começo, um ótimo começo. Mas que eles tem que continuar construindo o time”.
Enquanto isso Matt Ryan e cia estão se concentrando para as partidas divisionais do próximo final de semana. O Atlanta Falcons enfrentará o descansado Philadelphia Eagles no sábado dia 13 de janeiro às 17:35.