No jogo mais ‘’previsível’’ dessa rodada, os Patriots recebem em casa o Texans, no sábado. Houston é, de longe, o time mais fraco dos playoffs, entrando num consenso que foi uma baita sorte enfrentar um Raiders sem Carr, forte canditado a MVP da temporada
Pats e Texans já se enfrentaram 8 vezes, desde 2002, onde New England venceu em sete ocasiões, então nem o histórico das partidas favorece os Texans.
Houston veio de uma das mais fracas divisões do ano, a AFC South, onde se consagrou campeão com uma campanha de nove vitórias e sete derrotas, por esse motivo, jogaram semana passada na rodada de wildcard. Apesar da campanha frustrante de Brock Osweiler, diante do grande investimento financeiro no QB, o jogo surpreendeu pelo fato de ser um dos seus melhores desempenhos durante toda a temporada, ainda mais sendo em jogo de playoff.
A vitória do time texano era esperada, mas não com um placar relativamente forte de 27-14, pois os Raiders tiveram que jogar com um QB rookie por pura falta de opção já que Carr sofreu a fratura na tíbia e está fora da temporada, e Matt McGloin estava lesionado também, sem condições de ir 100% para o jogo.
O Texans está ranqueado como o 30º em força ofensiva e 7º em força defensiva nessa temporada. Tom Savage, que substituiu o Osweiler na Semana 15, sofreu uma concussão na Semana 17 e pode voltar no jogo contra os Patriots mas ainda não há confirmação dessa informação.
Os Texans estão permitindo cerca de 4 jardas por carregada na defesa essa temporada. Enquanto os Patriots estão permitindo 3.9. Não parece muita diferença, mas na prática, complica. Porém devemos lembrar aqui que o grande trunfo de Houston é sua defesa e provavelmente a única chance que eles têm de vencer New England: Benardrick McKinney, Whitney Mercilus e Jadevon Clowney são fortes, tendo o Vince Wilfork colocado o Clowney como o melhor defensor do bando e sim, essa lista considerava JJ Watt.
Osweiler completou 24 de 41 passes e 196 jardas com 1 interceptação contra os Pats em setembro, 14 de 25 passes e 168 jardas contra os Raiders. Savage foi melhor que Osweiler no rating de passes, mas claro, jogou menos: tem 80.2 contra 72.2. E provavelmente seria uma escolha se estiver liberado do protocolo de concussão, mas nada impede que entre ao longo do jogo também.
Já New England tem a melhor campanha da AFC na temporada regular. Contam com Tom Brady, que é também um fortíssimo candidato ao MVP da temporada, além de um ataque com jogo terrestre e jogo aéreo muito eficientes. Possuem ainda a defesa menos vazada da NFL.
Vimos durante a temporada a defesa e a OL dos Patriots ter seus altos e baixos, por mais que eles tenham melhorado bastante nos últimos jogos da temporada regular, é difícil prever como será o comportamento deles, já que, playoff é playoff, o clima é totalmente diferente, a pressão é absurdamente maior, e é possível dizer que talvez até Tom Brady, que já participou de dezenas de jogos de pós temporada, sinta um peso maior em uma partida como essa.
Hoje os Patriots são a 8ª defesa que menos cedem jarda na NFL, com 326 por jogo, mas os Texans nesse quesito, é a melhor. A linha ofensiva dos Patriots é a 5ª melhor da liga e Tom Brady só foi sacado 24 vezes essa temporada (quem diria, depois daquela final da AFC contra os Broncos hein?) e será de extrema importância que essa OL trabalhe bem, segurando a linha defensiva dos Texans, para que Tom Brady tenha tempo de achar seus recebedores, Tom Brady com tempo é passe completo na certa!
Há uma chance de Danny Amendola retornar depois de sua lesão, mas acredita-se que Michael Floyd, contratado para suprir essa falta, deverá ser mais acionado, já que ele teve uma boa performance quando foi solicitado, dando até uma de defensor e takleando o marcador dos Dolphins para que Edelman fizesse o touchdown de mais de 70 jardas. Sem Gronk, o ataque fica defasado, mas o time vem conseguindo desenvolver bem mesmo sem ele.
Em todas as casas de apostas dos EUA, Patriots é o franco favorito, mas tudo pode acontecer em um jogo de futebol americano, principalmente em uma rodada de playoff, então com certeza valerá a pena assistir essa partida.