O Sunday Night Football dessa semana marca o encontro de duas equipes que protagonizam uma das maiores rivalidades da NFL, se não pela história, pela intensidade dos times em campo. Baltimore Ravens e Pittsburgh Steelers se enfrentam neste domingo em situações completamente diferentes.
Os Ravens ostentam um 2-1 e liderança da divisão ao lado do Cincinnati Bengals, time para o qual perderam no TNF na casa do adversário em uma noite onde as coisas começaram muito mal, principalmente para a defesa do time de Maryland.
Já o Pittsburgh Steelers atualmente amargam um 1-1-1, sendo a única vitória conquistada em cima dos Bucs lá na Flórida em uma noite pouco inspirada de Ryan Fitzpatrick, o que não impediu o time de Tampa de sair desse jogo vitorioso, perdendo apenas por uma diferença de três pontos.
O momento atual das equipes não é só diferente dentro da divisão: os times em si possuem diferenças bem marcantes da temporada 2017 para cá, com destaque para o Baltimore Ravens, que parece ter aproveitado bem a free agency.
Do lado roxo, o time de Baltimore parece ter encontrado o caminho das pedras no quesito ataque. Joe Flacco atualmente conta com um dos melhores começos de sua carreira como profissional, com uma média de 269 jardas por jogo e 6 touchdowns. Muitos atribuem isso a dois fatores: o fato do quarterback ter participado dos treinos preparatórios saudável depois de muito tempo e o investimento de Ozzie Newsome em armas ofensivas competentes.
Falando neles, o trio de Wide Receivers vem merecendo destaque. Se a média atual se mantiver, é provável que Michael Crabtree e John Brown passe das 1000 jardas cada um nessa temporada. Tanto eles como Willie Snead IV vieram para adicionar mais potência a um ataque cambaleante, que se via contando apenas com Alex Collins, a revelação do time na temporada passada, e o corpo de tight ends.
Talvez a maior ausência entre os Ravens seja o ILB CJ Mosley. Um dos melhores jogadores da defesa do time sofre com um problema no joelho e seu status é questionável para a disputa no heinz Field. Além dele, Hayden Hurst, tight end que foi a primeira escolha geral do time no draft desse ano, se recupera de uma fratura por stress no pé que o tirou do começo da temporada. Ambos treinaram essa semana mas sua presença no jogo ainda é uma dúvida.
Um ponto que vem preocupando a equipe é a sua linha ofensiva. Em se tratando de proteção do quarterback, ela tem se apresentado muito inconsistente, oscilando
Já pelos Steelers, o que vem tirando o sono de Mike Tomlin e da torcida aparentemente é a secundária do time e a falta de um ILB que possa cumprir tão bem a função de Ryan Shazier. A aposta do time é em Jon Bostic, vindo do Indianapolis Colts e que, atualmente, tem 14 tackles e 2 sacks pelos Steelers.
Já o ataque tem sido tão eficiente como sempre. para suprir a ausência de Le’Veon Bell, o time tem contado com James Conner. O RB está no seu terceiro ano de calouro e tem a função de suprir a ausência daquele que é, sem dúvida, um dos melhores running backs da liga. Conner atualmente conta com 213 jardas totais e 3 touchdowns
E claro, não podemos esquecer de Antonio Brown e JuJu Smith-Schuster. Ambos estão atualmente entre os 5 maiores WR da liga, com destaque para o camisa 19, que aparece com 27 recepções para 356 jardas (média de 13 jardas por recepção). Atualmente, o calouro que está em seu segundo ano, tem atuado como slot receiver, alinhando pouco mais de 80% das vezes nessa posição.
O histórico recente tem favorecido o Pittsburgh Steelers. Apesar dos Ravens liderarem o confronto durante essa década (10-8 para o time de Maryland), os Steelers faturaram os últimos três jogos, sendo dois deles exatamente no Prime Time: o fatídico Christmas Game, onde Pittsburgh eliminou Baltimore por 25-21 e o Sunday Night Football de 10 de dezembro, em Baltimore, onde a equipe de Big Ben virou o jogo e saiu com a vitória por 39-38. Nesse jogo, para encarar as intensas chamadas de blitz da defesa de Baltimore, Big Ben se viu forçado a abusar do jogo aéreo, lançando para 506 jardas!
Para esse domingo agora, é não é esperado nada menos do que mais uma partida equilibrada entre esses dois times. Mais uma vez vamos ficar atentos no embate entre Roethlisberger e Suggs e como os times se comportam nas trincheiras. Também é interessante observarmos o duelo entre os recebedores dos Steelers e o trio de CB’s dos Ravens. Esse jogo promete dar bastante trabalho para Marlon Humphrey, Tavon Young e Brandon Carr. É algo interessante para se ficar de olho.
E claro: se até pouco tempo atrás víamos um ataque cambaleante dos Ravens contra uma defesa sólida dos Steelers, as essas coisas de alguma forma se inverteram. Agora é hora de ver como Joe Flacco e seus alvos se comportam diante de uma secundária aparentemente frágil e um corpo de LBs que ainda busca se firmar como um grupo sólido.
Acima de tudo, esse jogo de domingo guarda fortes emoções e muito equilíbrio e respeito por parte de ambos os times. Um daqueles jogos para se mostrar para o amiguinho na hora de apresentá-lo ao futebol americano!
Game On! It’s Sunday Night!
Por Casa do Corvo