A semana 10 da NFL começa hoje e como é número redondo, resolvemos fazer um RESUMÃO pra você dessas nove semanas, afinal, é sempre bom recapitular o que aconteceu, quem foi bem até agora e quem não foi, pois a reta final da temporada regular já está logo aí.
A temporada 2016-2017 começou com o recente campeão Denver Broncos sendo um dos favoritos a ter vaga garantida nos playoffs, devido a sua forte defesa que foi a maior responsável pelo título. Porém, mesmo mantendo os principais jogadores de sua defesa, já não vemos um time tão forte e imbatível, que mostra grande deficiência em parar o jogo corrido de seus adversários. Com isso, o campeão Denver Broncos (6-3-0), agora comandado por Trevor Siemian, praticamente um rookie, o ataque dos Broncos apresenta certa deficiência, assim como sua defesa, e por esse motivo está apenas na 6ª colocação da Conferência Americana (AFC), e dependendo do seu desempenho daqui pra frente, pode correr riscos para garantir sua classificação nos playoffs.
Não podemos esquecer de mencionar que outros dois times que se encontram a frente dos Broncos na classificação geral são exatamente dois times da mesma divisão, Oakland Raiders (7-2) – grande surpresa – e Kansas City Chiefs (6-2), que vem de algumas temporadas mais consistentes, mas que por enquanto não foram vitoriosas.
Os Raiders são a maior surpresa positiva dessa temporada, com um
ataque de dar inveja a muitos times, Derek Carr está tendo uma de suas melhores temporadas até agora, e os Raiders são francos favoritos a ocupar até o Seed 2 da Conferência Americana.
Mas porque o Seed 2 e não o Seed 1? Pois novamente, o New England Patriots (7-1) mostra que é um dos times mais consistentes da liga, com temporadas positivas ano após ano e sempre liderando com tranquilidade a divisão leste. Os Patriots, com a volta de Tom Brady depois da suspensão jogando em um nível altíssimo e com um corpo de recebedores composto por ótimos jogadores, novamente é um dos maiores favoritos para ocupar a 1ª colocação na Conferência Americana. Mas é importante que o New England fique atento pois os Raiders estão na cola, e qualquer escorregada pode complicar o time em garantir a liderança.
Os demais times da conferência americana, no geral, vêm apresentando desempenhos similares e pouco produtivos, visto que o time com mais vitórias e menos derrotas, logo abaixo dos Broncos, é o Miami Dolphins, que está 4-4.
Mas e o outro finalista do Super Bowl passado? Cam Newton e seu Carolina Panthers? Pois é, eles são uma das maiores decepções da temporada regular de 2016. O time hoje, tem apenas 3 vitórias e 5 derrotas, estão em último lugar da divisão Sul da Conferencia Nacional, o que para um time vice-campeão é surpreendente de uma maneira negativa. Mesmo tendo chances matemáticas de chegar aos playoffs (assim como a maioria dos times, pois a NFL é uma caixinha de surpresas), o time não dá indícios de melhoria, e dificilmente repetirão o feito do ano passado.
Do lado da Conferência Nacional, podemos citar como uma grande surpresa positiva o Dallas Cowboys, sendo comandado pelo QB rookie Dak Prescott (devido a outra lesão de Tony Romo). Os Cowboys hoje lideram a Conferência Nacional (NFC) e possuem 7 vitórias e apenas 1 derrota, algo surpreendente para o time que há anos não possui uma temporada tão positiva. Mesmo sendo um rookie de 4ª. Rodada do draft, Dak Prescott mostra a que veio e que é capaz de liderar o time aos playoffs. Enquanto isso, Tony Romo já recuperado, assiste de camarote e aguarda sua vez de jogar novamente.
O Seattle Seahawks está logo atrás, na 2ª colocação, mas com apenas 5 vitórias, 2 derrotas e 1 empate. Seattle, que vem de temporadas consistentes, não está tendo um desempenho tão impressionante esse ano, com um ataque deficitário e uma defesa mediana.
Já o Atlanta Falcons (6-3) finalmente encaixou uma constância no seu forte e rápido ataque, Matt Ryan e Julio Jones fazem uma dupla imbatível, e com isso o time está na briga pelos playoffs, já que na defesa não é um total desastre, ocupando a 3ª. Colocação da Conferência Nacional.
O Minnesota Vikings (5-3), liderados pelo QB Sam Bradford, surpreendeu no início da temporada, ficando invictos nos 5 primeiros jogos, mesmo sem jogadores chaves como o QB Teddy Bridgewater e o RB Adrian Peterson. Porém, nas últimas semanas apresentou um time mais desestruturado e com performances inferiores ao início da temporada, e com isso ocupam hoje a 4ª. colocação da Conferência Nacional, porém aparentemente o time está em uma decrescente, e essa colocação pode ser ameaçada pelo New York Giants (5-3) ou Washington Redskins (4-3-1).
Os demais times da Conferencia Nacional encontram-se basicamente na mesma situação da Conferencia Americana, com performances medianas, seguindo com no máximo 4 vitórias.
Como dito anteriormente, a NFL é uma caixinha de surpresas, e nenhum time deve ser descartado – ok, talvez o Cleveland Brows (0-9) e o San Francisco 49ers (1-7) possam ser haha – mas vale lembrar que alguns times dependem apenas deles para conseguir no mínimo uma classificação como wild card, enquanto outros dependem de resultados de jogos de seus adversários, e isso dificulta bastante a corrida pelos playoffs.
Uma coisa é certa, esse restante de temporada promete fortes emoções, e daqui em diante, os jogos serão cada vez mais disputados e decisivos, e eu não perco por nada, e acho que você também não deveria! rs