Apesar de terem vencido o último Superbowl, o time do Denver Broncos não conseguiu manter o ritmo da ótima defesa do ano passado, onde o ataque mediano era suficiente para garantir as vitórias. Esse ataque que tinha Peyton Manning, (mesmo tendo uma de suas piores temporadas, era um líder e uma peça fundamental para motivação e desempenho da equipe) deu lugar a um dos piores ataques da liga. Isso foi motivo de discussão até no vestiário da própria equipe, na derrota contra os Patriots, já que a defesa alegava que conseguiu parar o forte ataque da equipe de New England, cedendo apenas 16 pontos, porém o ataque não foi capaz de produzir anda além de um field goal.
Quando falamos do ataque dos Broncos, não falamos apenas do Quarterback. Trevor Siemian, como todos sabem, está jogando sua primeira temporada na NFL, e apesar de mostrar melhoras no seu estilo de jogo, não podemos exigir muito de um quarterback que foi draftado na 7ª rodada não é?
O jogo terrestre da equipe foi extremamente impactado com a saída do running back CJ Anderson devido a sua lesão, e uma vez que é possível perceber que a linha ofensiva também piorou consideravelmente do ano passado para esse, fica complicado esperar que o time tenha um desempenho tão bom esse ano, e por isso, talvez não seja surpresa que os Broncos estejam em uma situação bem delicada para ainda brigar por uma vaga nos playoffs, ainda mais estando em uma divisão tão forte quanto a AFC Oeste.
A situação da AFC hoje é a seguinte:
1° New England Patriots (12-2)
2° Oakland Raiders (11-3)
3° Pittsburgh Steelers (9-5)
4° Houston Texans (8-6)
5° Kansas City Chiefs (10-4)
6° Miami Dolphins (9-5)
Time: Denver Broncos (8-6)
Conferência: AFC
Divisão: WEST
Classificação divisão (até então):
1° Oakland Raiders (garantid nos playoffs))
2° Kansas City Chiefs
3° Denver Broncos
4° San Diego Chargers (eliminado)
Posição conferência: 9°
Times mais perto de classificação playoffs:
7° Baltimore Ravens (8-6)
8° Tennessee Titans (8-6)
Os próximos confrontos do Denver Broncos são Kansas City Chiefs dia 25 de dezembro, e o Oakland Raiders, dia 01 de janeiro. Ou seja, exatamente as duas equipes mais fortes de sua conferência. Oakland ainda quer garantir a folga na 1ª semana dos playoffs, e Kansas precisa garantir sua vaga nos playoffs no mínimo como wild card.
Gary Kubiak, técnico da equipe reconhece que as possibilidades e cenários possíveis para Denver conseguir uma vaga nos Playoffs são bem complicados, e deu a seguinte declaração: “O único cenário que eu conheço é que se nós não ganharmos, não temos chance. Eu conheço esse cenário. Nós temos que ir para Kansas e jogar bem. É semana de Natal e muitas coisas estão acontecendo. Preciso manter o time focado e pronto. Nós temos muitos jogadores que jogam muito, e tenho que fazer com que eles estejam prontos”.
E Kubiak não poderia estar mais certo. Mesmo o time ganhando os próximos dois jogos, Denver ainda pode ficar fora dos playoffs. Veja os cenários possíveis e o que precisa acontecer para os Broncos conseguirem uma vaga de wild card na pós temporada:
Se o Miami Dolphins ganhar as suas próximas duas partidas (contra os Bills em Buffalo e contra o Patriots em Miami), Denver não tem chances mesmo que ganhe seus dois últimos jogos. Então, seria extremamente interessante para Denver se Miami perdesse suas duas últimas partidas.Se os Dolphins ganharem dos Bills nesse sábado, a situação complica ainda mais, pois os Broncos deveriam terminar a temporada em 10-6, para conseguir a 6ª vaga de wild card, porém, para isso, precisariam de ajuda extra dos Ravens, Chiefs e até dos Patriots.
Os Ravens precisariam perder para os Steelers (falamos sobre esse cenário e a vantagem dos Ravens sobre os Broncos nos critérios de desempate aqui).
Kansas deveria ganhar dos Chargers em San Diego na semana 17 (o que é bem possível, visto que os Chargers já estão eliminados, e os Chiefs são superiores e favoritos na partida).E os Patriots deveriam que ganhar dos Dolphins em Miami dia 1º, o que também é bem provável, visto que os Dolphins estão sem seu QB principal, porém, caso New England vença seu próximo jogo contra os Jets, talvez não entre com todos os seus principais jogadores contra Miami, para poupá-los para os playoffs, já que a vantagem de jogar em casa já estaria garantida (minha opinião).
Resumindo: os Broncos precisam contar com o seguinte: duas vitórias de Denver, pelo menos uma derrota de Miami, uma vitória dos Steelers sobre os Ravens e, se Miami ganhar no sábado, que New England ganhe de Miami no seu último jogo da temporada.
Sobre os próximos confrontos dos Broncos:
Sunday Night football de domingo contra o Kansas City Chiefs:
Será um jogo bem complicado para os Broncos, visto que os Chiefs estão com um time mais consistente ultimamente, com Alex Smith aparecendo em momentos cruciais e o time conseguindo vitórias difíceis, apertadas, mas importantíssimas.
O Denver Broncos vem de duas derrotas traumáticas, uma contra os Patriots que gerou todo o desentendimento mencionado acima no grupo, e contra os Titans por apenas 3 pontos de diferença.
Os Broncos já perderam para os Chiefs nessa temporada, na semana 12, por 30 a 27, em um jogo morno durante os 3 primeiros quartos, mas que pegou fogo nos momentos finais, indo até para a prorrogação.
Os Chiefs estão em 5° lugar na AFC e 2° na divisão AFC WEST. A vitória é importante pra ambos os times, pois se os Chiefs ganharem esse jogo mais a partida contra Chargers, eles ficam em primeiro lugar na divisão, passando os Raiders (caso os Raiders percam alguma de suas partidas), garantindo sua vaga nos playoffs, e até a divisão, pois os Chiefs têm vantagens nos critérios de divisão contra os Raiders.
Hoje, os dois times têm defesas bem semelhantes com relação a pontos cedidos. Os Broncos cedem uma média de 18.4 pontos por jogo, enquanto os Chiefs cedem 19.6.
Em termos de defesa, a secundária dos Broncos hoje é a que menos permite passes completos (53.8%), e os Chiefs em 5º, com 60.2%. Já no jogo corrido, os Broncos cedem uma média de 4.2 jardas por tentativa, e os Chiefs, 4.4.
Hoje os Chiefs são o 9º ataque da liga em passes completos, contra os Broncos que estão apenas em 23º. Nenhum dos dois times tem um ataque terrestre muito expressivo, Chiefs estão em 18º com 1.407 jardas e 4.1 jardas por corrida, enquanto os Broncos estão em 28º com 1.278 jardas e 3.6 jardas por corrida.
Uma coisa é fato, o próximo SNF do dia 25.12 promete ser, para nós telespectadores, um jogo para se assistir com desfribilador no lado.
Contra o Oakland Raiders dia 01/01:
Já contra os Raiders, Derek Carr está tendo uma ótima temporada com seus recebedores, apesar de decair um pouco seu nível de jogo nas últimas partidas, talvez devido a lesão que sofreu no dedo, e que o está limitando um pouco.
Em termos de números, hoje os Raiders cedem uma média de 24 pontos por jogo, com sua secundária permitindo que 60.2% dos passes sejam completados e seu jogo terrestre cedendo 4.4 jardas por corrida. No ataque, os Raiders são muito superiores, estando em 6º lugar com relação a passes completos, com 1.655 jardas no jogo terrestre e média de 4.3 jardas por corrida.
Além disso, temos outro cenário que pode ajudar os Broncos a se classificarem, envolvendo os Titans e os Texans (leia mais sobre a situação desses dois times aqui):
Titans (8-6) perder para os Jaguars (2-12) e para o Houston Texas (8-6)
Titans está em 8° na AFC (lembrando que Broncos está atualmente em 9°) e 2° na AFC SOUTH. Jaguars, matematicamente está eliminado, porém os Titans ainda brigam por uma vaga nos playoffs e as chances dos Titans perderem essa partida são quase nulas.
Houston está em 4° na AFC e 1° na AFC SOUTH. Se perderem dos Titans, eles caem para 8° posição na conferência (tornando-se mais um problema para Denver) e o Tennessee Titans sobe para 1° lugar da divisão Sul, saindo do perigo de ficar fora dos playoffs.
Se os Titans ganharem dos Jaguars e os Texans ganharem dos Bengals, Tennessee ficaria com a 6a. vaga. Se os Titans perderem e os Texans ganharem, Denver ficaria com essa 6a. vaga. Se os Titans e os Texans, ambos ganharem, Denver seria a 6a vaga da AFC entrando na semana 17.
Depois de tantos times e tantos cenários, vamos simplificar para os torcedores dos Broncos. Nos seguintes jogos, você deverão torcer para:
Semana 16: Dolphins vs. Bills: torcer para Buffalo Semana 16: Titans vs. Jaguars: torcer para Jacksonville Semana 16: Ravens vs. Steelers: torcer para Pittsburgh
Semana 17: Ravens vs. Bengals: torcer para Cincinnati Semana 17: Texans vs. Titans: torcer para Houston Semana 17: Patriots vs. Dolphins: torcer para New England
Tá fácil a vida dos Broncos né? rs Mas volto a frisar, nada é impossível no futebol, então ainda dá para os torcedores dos Broncos sonharem com os playoffs.