Steelers e Ravens, uma das grandes rivalidades da NFL, nos proporcionaram um grande jogo na noite de domingo no Heinz Field. Com a vitória por 39-38, os Steelers se tornaram a primeira equipe na AFC a garantir vaga nos playoffs e ganhar a sua divisão. Com isso, mostraram que na conferência americana, eles são os Reis no Norte.
Não vimos em campo apenas um jogo emocionante, como também pudemos testemunhar um gesto formidável por parte da equipe de Pittsburgh, demonstrando a união que existe entre eles. Como nós sabemos, o LB Ryan Shazier saiu machucado na última partida e está internado se recuperando. Entratanto, mesmo fora de campo, o LB dos Steelers esteve presente em toda partida: seja com sua jersey e capacete ali no banco, seja com seu rosto e #Shalieve nas chuteiras ou com seu número nas jerseys em toda a equipe. De várias formas, o time mostrou a Shazier que mesmo pela distância física, ele estava com eles de outras formas e que todos estavam junto torcendo pela sua recuperação.
A partida começou com o Baltimore Ravens no ataque e logo no primeiro drive acabaram sofrendo um turnover. O S Sean Davis interceptou o QB Joe Flacco, o que rendeu aos Steelers o primeiro TD da partida anotado após uma recepção de 20 jardas do RB Le’Veon Bell. No drive seguinte, Flacco continuou arriscando passes longos, flertando com interceptações, mas os Ravens terminaram por devolver a bola para o adversário. Depois, Big Ben e companhia não desperdiçaram a oportunidade e novamente anotaram mais um TD com Bell e que a esta altura da partida já tinham contabilizado 111 jardas aéreas.
A vantagem de 14 pontos no placar não foi motivo para desanimo nos Ravens, que prontamente responderam com Flacco conectando um passe de 30 jardas para o WR Chris Moore, trazendo o placar para 14-7. Nos três drives seguintes também tivemos pontuação. A defesa dos Ravens até conseguiram frear um pouco o ataque dos Steelers cedendo apenas dois field goals, sendo um de 52 jardas e, intercalado pelo ataque que marcou um TD dos com o WR Alex Collins. Dessa maneira, o primeiro tempo terminou com o placar de 20-14 para Pittsburgh.
No início do segundo período, Baltimore começou sua reação. A defesa parou Big Ben nos drives seguintes, enquanto o ataque conseguiu pontuar, primeiro com o K Justin Tucker convertendo um FG de 47 jardas e depois com o RB Javorius Allen anotando um TD. Assim, pela primeira vez, os Ravens ficaram na liderança da partida (24-20). O DT Patrick Ricard ainda ampliou a diferença para 31-20 com outro TD.
Após tomarem a virada, os Steelers então acordaram. A reação veio com um FG e um TD com o FB Roosevelt Nix, após uma recepção de 57 jardas do WR Antonio Brown. Depois de uma tentativa sem sucesso de conversão de dois pontos, Pittsburgh encostou no placar, deixando o jogo 31 a 29. No drive de retomada, após uma interferência de passe que lhe rendeu 20 jardas, foi a vez de Baltimore não desperdiçar e marcar mais um TD, outra vez com o RB Javorius Allen. Só que cada campanha é crucial, por isso, os Steelers não deixaram barato e fizeram mais um TD com Bell, o terceiro dele na partida.
O placar estava 38-36 e, após a devolução dos Ravens, Big Ben voltou a campo faltando 2:25 para o fim da partida. Em nove jogadas, entre elas uma recepção de Brown na sideline, o QB colocou os Steelers em posição de campo para chutar um FG. Faltando 42 segundos, pela terceira vez consecutiva, Chris Boswell marcou os três pontos que rederam a vitória do jogo, a vaga nos playoffs e o título da divisão para Pittsburgh. Desse modo, podemos dizer que com certeza ele vem sendo crucial para o time da Pensilvânia e o destaque das últimas partidas. Alguns, inclusive, já começaram a adicionar mais um “B” de Boswell no famoso trio “BBB” – Ben, Bell e Brown – transformando-o em um quarteto “BBBB”. Que, diga-se de passagem, é implacável. O QB Ben Roethlisberger passou para impressionantes 506 jardas, com 44 passes completos em 66 tentados e dois TDs. Com a expressiva marca, ele se tornou o primeiro QB da história da NFL a ter três jogos com mais de 500 jardas na carreira. Outro recorde pela segunda semana consecutiva. Antonio Brown teve 213 jardas em 11 recepções, com média de 19 jardas/recepção.
Os Ravens tiveram um começo lento e uma reação imprevisível para um gran finale bem familiar, só que não suficiente para vencer. O Ataque jogou bem pela segunda semana consecutiva, conseguindo 413 jardas totais contra a quarta melhor defesa da liga. Apesar da interceptação, que os Steelers converteram em TD, Flacco apresentou um bom desempenho: foram 20 passes completados de 35 tentados, 269 jardas, 2 TDs e um interceptação. Uma melhora considerável, levando em conta que tem uma média de 178,7 jardas por jogo este ano. O RB Alex Collins correu para 120 jardas e a ausência de Shazier foi evidenciada pela incapacidade da defesa dos Steelers em pará-lo jogada após jogada, como no TD de 18 jardas que ele anotou. Ele também ameaçou em jogadas aéreas – foram 46 jardas em 2 recepções.
A defesa de Baltimore não teve uma noite inspirada e sofreu para marcar seu adversário que alcançou 545 jardas totais no jogo, evidenciando que a secundária e o pass rush precisam melhorar. Além disso, somente nas duas últimas semanas, defesa cedeu 59 pontos. Por outro lado, mais uma vez o poderoso ataque dos Steelers mostrou que não existe momento ruim ou dificuldade quando se trata em decidir a partida nos últimos minutos. Big Bem, a cada dia que passa, consegue liderar o ataque, utilizando bem formações com no-huddle, para pontuar mesmo com pouco tempo no relógio e sair de campo com mais uma vitória.
Em muitos aspectos, o Sunday Night Football foi como Déjà vu para o Baltimore Ravens, que agora está com 7-6. Há um ano, no Heinz Field, eles estiveram bem perto de garantir a vitória sobre o rival, mas, da mesma forma, sua defesa não conseguiu administrar o placar. A grande diferença entre os dois jogos é que a perda do ano passado os tirou da disputa pelos playoffs, já este ano estão muito vivos e ainda controlam seu próprio destino para a pós-temporada. Vencendo seus próximos confrontos, quais sejam, Browns, Colts e Bengals, voltarão para os playoffs pela primeira vez desde 2014. Também estão na briga por uma vaga de wild card, o Buffalo Bills, Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers – mas essas equipes têm confrontos muito mais complicados. Baltimore, que vai a Cleveland na próxima semana, sabe que não pode se deixar abater pela derrota.
Os Steelers por outro lado estão com 11-2 e já têm sua vaga garantida. Agora, a briga é pela primeira colocação na conferência com os Patriots, seu próximo confronto, que será no domingo no Heinz Field.
Apesar da rivalidade, a partida de ontem foi um excelente jogo e os Steelers nos deram duas grandes lições. A primeira é que alguns minutos podem ser pouco tempo de jogo contra a maioria dos times, mas é muito tempo contra eles. Além dos Ravens, Bengals e Packers sabem muito bem disso! A segunda é que mesmo que Shazier jamais jogue novamente, ele nunca deixará de ser um Steeler e todos estão junto com ele na sua recuperação.