Ontem, o NFL de Bolsa esteve presente na palestra do
Paulo Mancha*
(Futebol Americano: História, Lendas e Mitos) que aconteceu no Teatro Gamaro em São Paulo. O evento foi organizado pelo Moóca Destroyers, um time de futebol americano de São Paulo, juntamente com alguns outros patrocinadores.
O clima antes da palestra era de muita descontração, pessoas vestindo camisetas de vários times de futebol americano e uma galera que você percebe de cara que ama o esporte.
Paulo Mancha chegou cedo, apresentando muito carisma e simpatia com todos que estavam presentes, o que faz você admirar ainda mais alguém como ele, que tem tanto conhecimento sobre o tema e é um dos grandes responsáveis pelo crescimento do esporte no Brasil.
Antes do início da palestra, ele autografou seus livros (Touchdown – 100 Histórias Divertidas, Curiosas e Inusitadas do Futebol Americano) e um deles eu vou sortear aqui no site, fique ligado nas próximas publicações! Além disso, foi muito legal poder conversar com ele sobre o NFL de Bolsa! Ele gostou muito e fez até propaganda na foto com o nosso folder! hahaha
A palestra foi incrível! Contando desde o comecinho, histórias sobre a origem do futebol americano. Você sabia que, apesar do certo preconceito e rivalidade que algumas pessoas ainda tem, o futebol americano começou como rugby??? Pois é, e nem sempre o esporte foi tão organizado e "bonito" como é hoje! Ele mostrou vários vídeos que fazem você questionar como que aquela bagunça virou o esporte mais famoso dos EUA, responsável pelo evento mais assistido no mundo todo, o Super Bowl!
Além disso, a palestra sempre com um clima super descontraído, contou com uma série de curiosidades e histórias engraçadas que aconteceram em toda a história do esporte, como por exemplo: você ficou sabendo da história do terremoto que foi registrado em uma cidade devido aos gritos e pulos da torcida por causa das corridas de um jogador ícone e praticamente "imparável"? E o time que viajou para a outra costa, apenas para um jogo, mas como não tinha dinheiro pra voltar, acabou disputando outras partidas e ficando por lá mesmo? Teve também um bêbado que invadiu o campo para "ajudar" a equipe de transmissão de uma TV para arrumar os cabos que haviam sido desconectados por acidente! Olha, já aconteceu de tudo nesses muitos e muitos anos de história do futebol americano até chegar aos dias de hoje, e o Mancha contou tudo isso pra gente!
E não foi à toa que ele recebeu uma bela homenagem de toda organização do evento e da vereadora da região, Edir Sales, através de um voto de júbilo e congratulações diretamente reconhecido pela Camâra Municipal de São Paulo, devido a toda a sua carreira e representatividade de seu trabalho para o crescimento do futebol americano no Brasil.
Obrigada e parabéns pela palestra Paulo Mancha, homenagem mais do que merecida!
*Paulo Mancha: Paulo Mancha D’Amaro é jornalista especializado em turismo. Foi editor chefe da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Terra e Próxima Viagem. Desde 2003, fez mais de 30 reportagens internacionais e foi agraciado com o Prêmio de Melhor Reportagem da Comissão Europeia de Turismo por duas vezes, em 2012 e 2014. Comentarista esportivo e de futebol americano desde 2006, estando no canal ESPN desde 2012.