Na tarde de domingo, o segundo dia dos playoffs começou em Jacksonville na Flórida, com a partida de Wild Card Weekend entre Buffalo Bills vs os donos da casa: Jacksonville Jaguars. O jogo era esperado por ambos os times que estavam em jejum de playoffs, Bills a 17 anos e os Jaguars a uma década.
Com LeSean McCoy e Leornard Fournette em campo, esperávamos um jogo recheado de corridas explosivas. Mas o que assistimos foi um jogo tedioso, cheio de punts e com defesas que se sobressaíram a seus ataques.
Os Bills entraram em campo com a missão defensiva de parar o jogo terrestre dos Jaguars, e conseguiram! Eles anularam o principal corredor de Jacksonville, o RB Leonard Fournette, e isso forçou o QB Blake Bortles fazer mais jogadas aéreas. Mas a defesa de Buffalo foi pega de surpresa com as corridas de Bortles . Mesmo assim, a equipe defensiva dos Bills fez grandes jogadas e conseguiu parar o ataque dos Jaguars nos momentos certos e necessários para o time. O destaque da defesa dos Bills foi o LB Lorenzo Alexander, que teve 10 tackles na partida e 1 sack.
Logan Bowles/NFL
O ataque de Buffalo marcou os primeiros pontos da partida, um Field Goal. E foi a única pontuação do time. Depois vimos um festival de punts, sendo 8 só dos Bills. A OL conseguiu fazer seu trabalho e proteger seu quarterback, o QB Tyrod Taylor que foi sackado somente 2 vezes no jogo, mas isso não fez a diferença para a equipe de Buffalo, já que teve muitos drops de seus recebedores. O QB Tyrod Taylor terminou a partida acertando 17 passes de 37 tentados para 137 jardas, 1 INT e nenhum TD. No último minuto da partida, Taylor levou uma pancada e entrou no protocolo de concussão. O reserva QB Nathan Peterman entrou em campo, mas não foi o milagre que Buffalo procurava para vencer o jogo. O QB N. Peterman completou 1 passe de 3 tentados, para 14 jardas, e teve 1 INT que colocou um ponto final na partida.
A estrela do time o RB LeSean McCoy não teve muito sucesso no jogo, tendo somente 75 jardas no jogo em 19 carregadas, uma media de 3,9 jardas por carregada. Mas vale lembrar que o McCoy era dúvida para o jogo, e com certeza, não estava 100%. A jogada mais longa dos Bills foi um passe e uma corrida do RB McCoy de 39 jardas, mas foi anulada por falta do ataque. Com isso vale ressaltar que as faltas custaram caro para a equipe de Buffalo.
Logan Bowles/NFL
Depois da partida o guard dos Bills, Richie Incognito, disse que o jogo foi extremamente difícil, principalmente para o ataque que não conseguiu avançar e concluiu que o time ainda tem muito o que melhorar. Outra dúvida que fica para a próxima temporada é se o QB Tyrod Taylor irá permanecer ou não na equipe.
Para tentar alavancar a estratégia de abrir vantagem de placar logo no início, mas visivelmente desconfortável, o QB Blake Bortles foi obrigado a confiar no seu desfalcado corpo de recebedores e encarar a secundária adversária. Com passes bastante ruins e imprecisos, o ataque aéreo também não funcionou – Bortles saiu do primeiro tempo completando 6 de 15 passes e apenas 33 jardas. O QB flertou com várias interceptações que, por sorte, os defensores dos Bills não conseguiram finalizar. O que salvou o placar foi um FG de 44 jardas no fim do primeiro tempo. Já que nada funcionava, a única opção de Blake Bortles para surpreender a defesa parecia ser utilizar as próprias pernas. Foi o que ele fez.
No terceiro quarto ele conduziu a campanha que deu a vitória ao time da casa – e pasmem, foi a única vez que o time chegou em situação de goal. Nesse drive de 86 jardas, que consumiu 8:52 minutos do relógio, Fournette correu 35 jardas em 8 carregadas e Bortles 3 vezes para 20 jardas, além de completar 3 passes para 29. Numa quarta descida para 1 jarda, os Jaguars armaram uma jogada de corrida com Fournette e o FB Tommy Bohanon, a defesa de Buffalo comprou o blefe, e Bortles encontrou o TE Ben Koyack praticamente livre na endzone. O placar de foi a 10-3 e assim permaneceria até o final da partida.
Perry Knotts / NFL
No jogo, Bortles completou 12 passes de 37 tentados (32%) para 87 jardas e 1TD. Além disso, apresentou uma eficiência baixíssima de terceiras descidas – apenas 16% (2/12). Mérito também da defesa adversária. Mas teve mais jardas corridas que aéreas na partida – 88 jardas em 10 carregadas – se consagrando o melhor corredor do confronto. Leonard Fournette teve apenas 57 jardas em 21 carregadas e o principal recebedor do time foi o WR Dede Westbrook 5 recepções para apenas 48 jardas.
A defesa sufocante não esteve em uma noite extraordinária, mas mostrou seu brilho, esteve lá quando realmente foi preciso. Transformou uma situação clara goal – primeira descida para o goal na linha de 1 jarda – em um FG de 31 jardas para os Bills. Depois disso, não deixou Buffalo ultrapassar a linha de 38 jardas do seu campo. Contabilizaram ainda 2 sacks, 2 interceptações e, apesar de lesionado, não deixaram McCoy à vontade. O LB Telvin Smith teve 9 tackles e forçou um fumble enquanto o LB Myles Jack teve seis tackles (um deles para perda de jardas), defendeu o passe que resultou na interceptação do CB Aaron Colvin e fez um sack que forçou um punt. E que dupla de CBs. Como já dito, Colvin fez uma interceptação que o ataque não foi capaz de capitalizar. E Jalen Ramsey, apesar de estar apenas no seu segundo ano, fez o que se espera de um Pro-Bowler. Além de manter o WR Kelvin Benjamin praticamente fora da partida, fez a interceptação que carimbou a passagem dos Jaguars para Pittsburgh na próxima semana.
Tommy Gilligan / USA TODAY Sports
Não foi uma apresentação brilhante, mas foi suficiente. E os Jags sabem que precisarão melhorar, e muito, se quiserem superar os Steelers, vencedores da AFC North, no Heinzfield pelo divisional playoffs. O jogo será no dia 14 de janeiro, próximo domingo, às 16h05. A partida será transmitida pela CBS e nos televisores brasileiros pela ESPN.