A experiência leva ou teremos uma zebra? Preview Patriots x Titans

Chegamos na rodada divisional dos Playoffs da NFL. Os Titans, que terminaram como um dos times mais fracos da liga a se classificar nos Playoffs (17º.), surpreendeu na rodada de Wild Card e venceu o Kansas City Chiefs, e com isso, enfrentam o New England Patriots nesse sábado.
As equipes já se enfrentaram 41 vezes, sendo 39 na temporada regular e 2 vezes em playoffs.
Os Patriots lideram por 24-16-1 na temporada regular e em pós temporada, 1 vitória para cada time.
Como dito na preview da partida passada dos Titans, que você pode ver aqui, o time não foi muito bem em nenhum dos dois lados da bola: o ataque foi 19º. da liga, e o jogo aéreo era a maior deficiência, sendo o 23º, com Marcus Mariota, o QB da equipe, sendo interceptado 15 vezes e marcando apenas 13 touchdowns. Não parecia nem de longe o Mariota que vimos na temporada passada.
Mas mesmo assim, a equipe e o próprio Mariota tiraram um coelho da cartola e venceram o Kansas City Chiefs na semana passada. A partida teve dois momentos bem diferentes: o 1º tempo dominado pelos Chiefs, e o 2º dominado pelos Titans, onde a defesa (principalmente contra o jogo terrestre) dos Titans apareceu e Mariota tirou algumas cartas da manga e fez a mágica acontecer para reverter a diferença de 18 pontos e ganhar a partida.
Porém, foi possível ver que a equipe, assim como durante toda a temporada, não foi consistente, fazendo apenas o suficiente para vencer, uma vez que o placar foi bem apertado, 22 à 21.
Mas, no jogo de sábado, a história é outra. Enquanto semana passada pegavam o Kansas City Chiefs, que também oscilou muito durante a temporada, dessa vez os Titans pegam o 1º colocado da AFC, o New England Patriots, que apesar de ter sofrido vários desfalques durante o ano e não mostrar uma defesa consistente (principalmente), possuem o grande diferencial: o quarterback Tom Brady e o técnico Bill Belichick, que já têm longa experiência em Playoffs.
Vamos analisar como foi a temporada dos Patriots e os pontos fortes e fraquezas da equipe nesse primeiro jogo de playoffs que farão.
Temporadas: 58 (1960 to 2017)
Record (V-D-E): 489-386-9
Playoff Record: 32 vitórias e 19 derrotas
Vitórias em Super Bowls: 5 (9 aparições)
Jogos Totais em Playoffs: 51 jogos, 32-19 Wild Card Round: 8 jogos, 4 vitórias e 4 derrotasDivisional Round: 20 jogoas, 14 vitórias e 6 derrotasConference Championship: 13 jogos, 9 vitórias e 4 derrotasAparições em Playoffs:AFL: 1963
NFL: 1976, 1978, 1982, 1985, 1986, 1994, 1996, 1997, 1998, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017

O ataque (como sempre), vai muito bem, obrigada. Terminaram a temporada como o 2º melhor ataque em pontuação, 1º em jardas, 2º no jogo aéreo e 10º no jogo terrestre.
Tom Brady teve que encontrar novos alvos nesse ano, já que um de seus recebedores mais confiáveis (Julian Edelman), se lesionou na pré-temporada. Com isso, Brandin Cooks, nova aquisição da equipe em uma troca com os Saints, junto com Rob Gronkowski, foram os principais alvos de Brady e os dois passaram das 1000 jarda esse ano.
Além disso, o ataque foi bem variado. Outros nomes como Danny Amendola, James White e Dion Lewis (também por terra) não decepcionaram nas recepções, e garantiram aos Patriots um dos ataques mais poderosos da liga.
Porém, como nem tudo são flores, a defesa (mais uma vez), apresentou problemas. E muitos. Apesar de todo esforço de Matt Patricia, coordenador defensivo, mesmo com a melhora visível durante a temporada, todo o trabalho não foi suficiente para melhorar os números. No quesito pontos cedidos, que é no final o que mais importa, a defesa foi bem, terminado em 5ª na liga, cedendo uma média de 18.5 pontos. Porém, foi um desastre em jardas cedidas. Isso mostra que a defesa, por pior que tenha sido, conseguiu aparecer em momentos importantes, principalmente quando estavam na redzone. A equipe permitiu que apenas 43% das posses de bola na redzone fossem convertidas em touchdown pelos seus oponentes, sendo a 4ª melhor da liga nesse quesito.
Vale lembrar que, a defesa dos Patriots também teve uma série de desfalques durante toda a temporada, mas o principal foi a perda de Dont’a Hightower, um dos principais outside linebackers e pass rusher da equipe. Com isso, New England que já não vinha apresentando um pass rusher muito eficiente, teve mais um problema a ser contornado, mas sem muito sucesso.
Para reforçar essa posição, os Patriots trouxeram James Harrison, o líder de sacks da história do Pittsburgh Steelers, depois da sua dispensa, e claro, com uma alta dose de polêmica. Harrison participou de apenas um jogo com a camisa dos Patriots, mas teve uma boa performance contra os Jets e é uma grande promessa para esses playoffs.
Além disso, muito vem se questionando sobre a performance de Tom Brady, que teve nesses últimos jogos, as 5 piores partidas seguidas de sua carreira: rating médio de 83.6 e 5 interceptações. Seria isso sinais da idade? Muitos tabloides começaram a especular, afinal, estamos falando do QB mais velho da liga, com 40 anos. O fato é, mesmo com performances abaixo da média que teve esse ano, Tom Brady liderou os QBs em jardas e é um dos candidatos mais fortes para ganhar o MVP dessa temporada.
Veja a situação dos jogadores lesionados para essa partida, no Injury Report de hoje (12/01/17):

Obviamente New England é o favorito nessa partida, poucos especialistas norte-americanos e casas de apostas votam nos Titans como vencedores, mas vale lembrar que em jogo de playoff, tudo pode acontecer, principalmente se olharmos para trás nessa temporada doida que tivemos.
Uma das principais armas dos Titans certamente será o jogo terrestre com o running back Derrick Henry, que teve 156 jardas no jogo passado contra os Chiefs. A defesa dos Patriots é a 20ª nesse quesito, e cedeu uma média de 115 jardas por jogo no mês de dezembro. Se o jogo terrestre dos Titans funcionar, o ataque dos Patriots terá menos tempo em campo, e essa é sempre uma das estratégias contra os Patriots: manter Tom Brady fora de campo o máximo possível.
Bill Belichick certamente sabe do potencial de Henry e tentará neutralizá-lo, afinal, uma vez que consiga parar o jogo terrestre, forçará Mariota no jogo aéreo, possibilitando maiores chances de erros por parte do QB, que teve mais interceptações que recepções nessa temporada, e não foi muito bem quando pressionado.
Playoff é vida ou morte, e para os Titans, que não iam para a pós temporada desde 2008, pode ter certeza que eles darão a vida por essa partida!
Você poderá assistir Patriots x Titans com transmissão exclusiva da ESPN à partir das 23h15 do sábado, dia 13 de janeiro. O vencedor dessa partida irá para a decisão da Conferência Americana (AFC), contra o vencedor entre Jakcsonville Jaguars e Pittsburgh Steelers.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: