Chegamos na época mais intensa e emocionante da NFL, os playoffs. Após quatro meses de disputa, rivalidade, alegrias e tristezas, estão definidas as 12 equipes que brigarão pelo tão sonhado troféu Vince Lombardi. Do lado da NFC são eles o New Orleans Saints e o Los Angeles Rams, que por ficarem em primeiro e segundo lugar na classificação geral da conferência, respectivamente, aguardam o resultado das partidas entre Seattle Seahawks x Dallas Cowboys e Philadelphia Eagles x Chicago Bears. Já pela AFC, temos o Kansas City Chiefs e o New England Patriots, que conquistaram a bye week e esperam seus adversários, que sairão dos confrontos entre Baltimore Ravens x Los Chargers e Indianapolis Colts x Houston Texans.
Todos querem chegar ao Super Bowl, mas antes disso é preciso passar pelo Wild Card Round. Então se liga nessa análise dos primeiros confrontos da pós-temporada: o que cada time precisa fazer para continuar na disputa e o que esperar de cada partida.
SEATTLE SEAHAWKS X DALLAS COWBOYS
No início da offseason, as movimentações feitas pelos Seahawks foram muito questionadas. Em uma divisão que era cotada para ser uma das mais equilibradas, eles começaram a temporada relativamente subestimados. Entretanto, conseguiram garantir a vaga nos playoffs com certa tranquilidade. Por outro lado, temos os Cowboys que também não eram favoritos em sua divisão, enfrentando o atual campeão do Super Bowl duas vezes e ainda um Redskins reestruturado. Para completar tiveram um início de temporada negativo, em 8 jogos apenas 3 vitórias e 5 derrotas. Mesmo assim conseguiram correr atrás do prejuízo e cravar o título da divisão.
Este confronto sem dúvida será bem equilibrado, principalmente pelo que os dois times apresentaram na temporada regular. Apesar da derrota do Dallas no Century Link Field na semana 3, devemos lembrar que o time sofreu algumas mudanças significativas, como a chegada de Amari Cooper, que trouxe mais diversidade para o ataque, e uma defesa que se apresentou mais consistente. Além disso, existe o fator casa que acaba pesando a seu favor. Ocorre que estamos falando de Russell Wilson do outro lado, um quarterback móvel que consegue improvisar bem as jogadas e que agora conta com um jogo terrestre mais eficiente, isso sem contar na defesa que vem fazendo bons jogos. Vale lembrar que Wilson não cedeu turnovers em 8 jogos seguidos, ou seja, metade dos jogos da temporada regular, enquanto Prescott vem sofrendo com fumbles nas partidas. Talvez este seja o maior diferencial e fator determinante para que um dos dois times saia com a vitória.
Palpite: Seattle Seahawks
PHILADELPHIA EAGLES X CHICAGO BEARS
As expectativas eram altas sobre o atual campeão do Super Bowl, favorito para ganhar a divisão. Infelizmente, os Eagles sofreram com algumas perdas por lesão – inclusive Carson Wentz, seu quarterback titular. Além disso, a defesa que foi um dos destaques da temporada passada já não estava rendendo tanto quanto antes, com uma secundária pouco ou quase nada eficiente, mas foi capaz de garantir sua vaga na pós temporada. Se de um lado a defesa estava ruim, do lado dos Bears o efeito foi o contrário. O time conseguiu montar uma das melhores defesas, principalmente com a chegada de Khalil Mack ao time, sendo a equipe que menos cedeu pontos na temporada regular e a 3ª melhor defesa. Numa divisão contra Rodgers e um Vikings que chegou até a final da conferência temporada passada, o time teria que enfrentar algumas dificuldades… E conseguiram. Se tornaram favoritos em pouco tempo depois de iniciada a temporada e venceram com facilidade a NFC Norte.
O diferencial desta partida estará na atuação das defesas. Neste ponto Chicago leva vantagem, pois, como dito, foi a defesa que menos cedeu pontos na temporada. Claro que não adianta apenas não levar pontos, é preciso marcá-los também e Mitchell Trubisky tem feito sua parte com uma liderança essencial para o ataque. Por parte do Philadelphia, será necessário ressuscitar o Nick Foles do Super Bowl LII se quiserem ter uma chance de vencer os Bears na casa deles. Nos últimos jogos que entrou como titular, ele mostrou que o MVP da partida não morreu e a conexão com seus recebedores está encaixada, mas o playbook terá que ser bem criativo.
Palpite: Chicago Bears
INDIANAPOLIS COLTS X HOUSTON TEXANS
Este confronto de divisão tem tudo para ser emocionante e testar os nervos dos torcedores. Os Colts vêm em uma crescente nesta reta final da temporada regular, muito graças a Andrew Luck que tem aparecido no momento ideal para que o time consiga vitórias. Do outro lado, um Houston Texas que começou temporada com 3 derrotas seguidas, mas conseguiu embalar 8 vitórias consecutivas que no fim garantiu ao time o título da divisão.
Os Texans têm uma arma secreta, um wide receiver que teve um total de ZERO drops na temporada regular: DeAndre Hopkins. Por conta disso, a secundária dos Colts precisará dobrar a marcação em cima dele, pois tem jogado em altíssimo nível. A boa notícia é que os Texans poderão explorar mais as corridas, a má é que além de possuírem a pior linha ofensiva da liga, a defesa dos Colts está conseguindo segurar muito bem jogo corrido adversário e também pressionando bastante o QB. Se Andrew Luck continuar jogando como nas últimas partidas e o ataque dos Colts produzirem bem mesmo contra o bom pass rush dos Texans, a chance de vitória é grande.
Palpite: Indianapolis Colts
BALTIMORE RAVENS X LOS ANGELES CHARGERS
Na AFC Norte, o título da divisão estava longe de ser algo fácil de conquistar, mas tinha um favorito: Pittsburgh Steelers. Ocorre que favoritismo não significa nada se não tiver um time em campo dando resultados e foi exatamente isso que os Ravens mostraram para ganhar a divisão. A defesa dos Ravens foi a melhor na temporada regular e junto a isso um ataque que conseguiu ser diversificado com a chegada do rookie Lamar Jackson, que conquistou o posto de quarterback titular após lesão de Joe Flacco. Enquanto isso, os Chargers brigaram até o último minuto para ganhar a divisão contra o Kansas City Chiefs, perdendo o título no critério de desempate. Mesmo assim, garantiram a vaga nos playoffs com bastante antecedência e de forma confortável.
É bom lembrar que na semana 16 os times se enfrentaram e quem levou a melhor foram os Ravens, sendo que esta foi a pior partida do QB Philip Rivers na temporada, ou seja, a defesa de Baltimore fez toda a diferença. Do mesmo modo, ela precisará fazer seu papel mais uma vez e o ataque também terá que apresentar um desempenho melhor se quiserem vencer. Apesar de ser a melhor defesa da NFL atualmente, isso não vai bastar para parar o adversário, que possui uma equipe bem mais equilibrada. O ataque de Los Angeles tem fluido tanto no jogo aéreo quanto no terrestre, os bloqueios estão acontecendo e a defesa tem incomodado os oponentes. O diferencial da partida definitivamente será o ataque, já que o dos Ravens não têm a mesma qualidade e estarão jogando contra um quarterback bem mais experiente, o suficiente para contornar a sua boa defesa.
Palpite: Los Angeles Chargers
O Wild Card Round começa neste sábado (5) às 19h35 com Texans x Colts e, em seguida, Cowboys x Seahawks se enfrentam às 23h15. No domingo (6) os jogos começam mais cedo, com Ravens x Chargers às 16h05 e Bears x Eagles às 19h40. Todos os jogos serão transmitidos pela ESPN no horário de Brasília. A promessa é de ótimos jogos, com bastante equilíbrio e emoção garantida para o espectador.
Escrito por Emmanuele Alves
Revisão de Érica Barros