Goff ou Dak: Qual dos dois tem mais condições de levar o time até a final da conferência?

Pela primeira vez, desde o draft de 2016, dois dos quarterbacks selecionados naquele ano irão se enfrentar nos playoffs: Jared Goff e Dak Prescott. Neste sábado o Dallas Cowboys, comandado por Prescott, após derrotar o Seattle Seahawks na semana passada, viaja para enfrentar o time liderado por Goff, o Los Angeles Rams, que conquistou o bye week após terminar a temporada regular na segunda colocação geral da conferência.

As expectativas para esta partida estão altas e o desempenho dos quaterbacks pode fazer toda a diferença entre sair com vitória e continuar na disputa ou já começar a pensar na próxima temporada. Goff e Prescott estão agora no terceiro ano de liga, ambos já jogaram na pós-temporada e sabem da pressão que carregam para esta partida.

Oct 1, 2017; Arlington, TX, USA; Los Angeles Rams quarterback Jared Goff (16) signals prior to the snap against the Dallas Cowboys at AT&T Stadium. Mandatory Credit: Matthew Emmons-USA TODAY Sports

Jared Goff foi selecionado no Draft de 2016 na primeira escolha geral pelos Rams, após uma troca com os Titans. Ele jogou apenas os últimos 7 jogos da temporada regular, substituindo o então quarterback Case Keenum, terminando com um rating de 63.6 e uma atuação um pouco abaixo do esperado para uma primeira escolha. O péssimo desempenho do time fez com que o head coach Jeff Fisher fosse demitido e no seu lugar entrou o jovem Sean McVay. A chegada do novo técnico em 2017 mudou toda a maneira de jogar da equipe, Goff passou a ser o titular e o ataque pôde aproveitar o melhor que ele tinha a oferecer. As 11 vitórias e 5 derrotas foram suficientes para garantir o título da NFC West, perdendo no Wild Card Round para o Atlanta Falcons.

Por outro lado, Dak Prescott foi selecionado no Draft de 2016 na 4ª rodada, 135ª escolha geral. A princípio ele seria o backup quarterback, mas depois de uma lesão de Tony Romo ainda na pré-temporada, Prescott teve que se tornar titular e o fez de maneira espetacular, ficando com um rating de 104.9 e o Dallas conquistou o título da NFC East e a primeira colocação geral na conferência, mas perderam para o Green Bay Packers no Divisional Round.  No ano de 2017 a equipe dos Cowboys e o próprio Dak tiveram uma atuação pífia comparada ao ano anterior, as 9 vitórias e 7 derrotas não foram suficientes para irem à pós temporada.

O primeiro e único encontro de ambos foi na temporada regular do ano passado, no qual os Rams se saíram melhor, ganhando a partida por 35 a 30 no AT&T Stadium. Goff teve 21 passes completados para 36 tentados, com 255 jardas totais, 2 TDs e nenhuma interceptação. Enquanto isso, Prescott acertou um passe a menos que Goff com o mesmo número de tentativas, foram 20 de 36, 252 jardas totais com 3 TDs e uma interceptação.

Agora eles se enfrentam novamente, só que dessa vez valendo vaga para final da conferência. Goff teve apenas uma aparição em jogos dos playoffs em que perdeu para os Falcons, enquanto isso Dak já fez dois jogos, um no seu primeiro ano de liga, perdendo para os Packers e o outro semana passada, dessa vez ganhando para os Seahwaks e se tornando o quarterback mais jovem do Dallas Cowboys a ganhar uma partida de pós temporada.

Cada um tem qualidades e defeitos que podem ajudar ou prejudicar o seu time. Comecemos pelos donos da casa: Jared Goff é um quarterback com boa presença de pocket e precisão nos passes, além de conseguir tomar boas decisões sob pressão, o que evita turnovers. Está claro que a chegada de Sean McVay ao time não tornou Goff melhor, na verdade, podemos dizer que ele tornou o sistema implantado por McVay mais eficiente, tornando seu trabalho como técnico até um pouco mais fácil. Seus números não impressionam (como os de Mahomes, por exemplo), nem quebrou qualquer recorde, mas está mais do que evidente seu potencial para ser o franchise QB dos Rams.

No jogo contra os Cowboys, Goff vai encarar uma defesa que tem se saído bem contra o jogo corrido, então talvez ele precise forçar mais os passes e utilizar bem o play action, mas pode encontrar dificuldades nos passes curtos também, devido a dupla de LBs, Jaylon Smith e Vander Esch que está jogando bem. Isso sem contar as blitz que os Cowboys têm mandado em terceiras descidas, o que forçará Goff a fazer leituras rápidas.

Por outro lado, Dak Prescott ainda precisa melhorar em vários aspectos, como a presença no pocket e as precisões nos passes, fatores que têm melhorado nas últimas partidas. Tudo isso é compensado com outras qualidades, como a sua boa mobilidade, que diversifica o play book e dificulta a marcação da defesa adversária, já são 6 touchdaowns marcados por ele correndo com a bola só nesta temporada, além de ser o QB com mais Game-Winning Drives desde que entrou na liga. Ainda restam muitas dúvidas sobre ele ser ou não o frachise QB do Dallas Cowboys, mas ele já demonstrou aguentar a pressão e conseguir vitórias para equipe em momentos cruciais, o que já faz muitas pessoas o considerem clutch, isso sem contar os vários recordes que vem quebrando e fazendo sua história na franquia. Não há dúvidas da capacidade de liderança de Prescott dentro de campo e da confiança dos seus companheiros, resta apenas saber se toda essa garra vai ser transformada em Super Bowl, uma vez que a torcida já está em jejum há quase 25 anos.

No jogo contra os Rams, Dak não terá vida fácil, enfrentando o DE Aaron Donald que com certeza irá pressioná-lo bastante, por isso, o cuidado com a bola precisa ser redobrado para não sofrer com fumbles e, como ocupa já segunda posição em número de sacks sofridos nesta temporada, precisará se livrar rápido da bola. Em decorrência disso, as leituras das jogadas precisam ser rápidas, uma vez que a OL tem apresentado dificuldades em dar tempo no pocket. Dak precisará mostrar sua capacidade e técnica jogando sob pressão, pois isso ocorrerá constantemente na partida.

Tanto Goff quanto Prescott precisam mostrar toda sua capacidade e técnica hoje, o primeiro encarando uma das melhores defesas da temporada, o outro um dos melhores defensive ends da liga atualmente, então aquele que errar menos deve conseguir levar o time para a final da conferência, pois o jogo será decido nos detalhes. A partida entre o Dallas Cowboys e o Los Angeles Rams acontece neste sábado, às 23h15 no horário de Brasília, e será transmitida ao vivo pelos canais ESPN, lá você poderá acompanhar o desempenho de cada um para ver qual se sairá vencedor.

Comparativo dos dois quarterbacks na temporada de 2018:

 

Comparativos entre os dos dois quarterbacks durante a carreira:

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: