“LESÕES EM PAUTA”: ENTENDA A LESÃO DO DREW BREES.

O quarterback do New Orleans Saints, Drew Brees, se lesionou no último domingo (15) durante o primeiro tempo da derrota para o Los Angeles Rams por 27-9, em um lance onde Aaron Donald atingiu a mão direita do quarterback. 

Trata-se de uma lesão no ligamento colateral ulnar (LCU, ou UCL em inglês) da articulação metacarpofalangiana do polegar. Calma! O nome assusta mas é uma lesão teoricamente simples. Esse tipo de lesão é conhecida como “skier’s thumb”, polegar do esquiador, justamente por ser uma das lesões mais evidentes na prática de esqui mas também são vistas em esportes com bola.

 

No caso do Brees foi justamente o contato do Donald que ocasionou a lesão traumática, já que causou uma abdução, uma “abertura” abrupta do polegar, que costuma ser a mais comum entre os quarterbacks.

A função de um ligamento é justamente ligar os ossos, e a função do LCU é estabilizar a articulação metacarpofalângica e no caso da ruptura total não tem outra opção a não ser o procedimento cirúrgico, já que as bordas do ligamento se afastam, impedindo a cicatrização, chamada de lesão de Stener.   

O “azar” é que se fosse um jogador de qualquer outra posição somente imobilizava e lidava com isso na offseason. Por se tratar de quem lança, há a necessidade de correção o mais rápido possível, já que o jogador perde total capacidade de preensão e consequentemente de segurar a bola.

 

O procedimento cirúrgico mais utilizado é a ligamentorrafia, onde o ligamento rompido é reparado fazendo um furo no osso e amarrando uma sutura ao ligamento para estabilizá-lo. A sutura será importante para aproximar o ligamento do local onde esse será inserido e depois é colocado um cabeçote de metal para estabilizar o ligamento no osso.

 

 

Agora o que todos os amantes da bola oval querem saber é quando Brees voltará aos campos. 

Sabemos que fisiologicamente, o normal para “meros mortais” é de cicatrização entre 8 e 12 semanas, mas o retorno em atletas de alto nível é fora da curva. Espera-se que Brees retorne em 6 semanas. Quando ele voltar ainda estará em processo de cicatrização e precisará tomar um cuidado extra, mas o ligamento estará forte o suficiente e a longo prazo não trará problemas. Isso permite que o líder dos Saints volte na semana 9, justamente a semana de bye, então ele estaria pronto para atuar na semana seguinte contra o rival de divisão, Atlanta Falcons.

Que Brees retorne logo e nos proporcione as melhores jogadas, que sabemos que ele é capaz!

 

Por Nágela Freitas. Fisioterapeuta – Especialista em Ortopedia e Traumatologia (UNIFESP)

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: