E os Playoffs da NFL começaram a todo vapor! O primeiro jogo do final de semana foi entre Kansas City Chiefs e Tennesse Titans, em Kansas.
Conforme minha análise pré-jogo que você pode conferir aqui , numericamente os Chiefs levavam uma certa vantagem contra os Titans, mas como em playoffs tudo pode acontecer, voilá: Os Titans conseguiram uma virada histórica em pleno Arrowhead Stadium.
A estrela do jogo foi o QB dos Titans, Marcus Mariota, que fez tudo que podia para ajudar sua equipe: lançou dois passes para touchdown, correu para converter primeiras descidas cruciais e até bloqueou para ajudar no último touchdown. Mas além da função "Bombril – Mil e uma utilidades", ele foi o líder que a equipe precisava para correr atrás do placar de 21-3 no intervalo do jogo.
Ah, e ele também deu um passe para touchdown para ele mesmo! Pois é… que loucura esse jogo! Veja aqui:
O quarterback dos Chiefs, Alex Smith, foi muito bem na primeira metade da partida, e terminou até com bons números: 24 passes completados de 33 tentados, lançando para 264 jardas, 2 Touchdowns, nenhuma interceptação e com um rating de 116.2, nada mal, principalmente se comparamos com os números do quarterback vencedor. Mariota terminou com 19 passes completos de 31 tentados, lançando para 205 jardas, 2 touchdowns, 1 interceptação e um rating de 88.8.
Outro destaque do confronto foi o running back Derrick Henry, que conseguiu bons avanços por terra e terminou com 156 jardas totais, e 23 carregadas, com a impressionante média de 6.7 jardas por tentativa. A defesa dos Chiefs, 25ª contra o jogo terrestre, cedendo uma média de 118.1 jardas por jogo durante toda a temporada, acabou cedendo mais de 200 jardas dessa vez.
O fator determinante na segunda metade do jogo foi a defesa dos Titans, que fez seu trabalho e não permitiu que Kansas marcasse nenhum ponto. Vale ressaltar que o principal recebedor da equipe dos Chiefs, Travis Kelce, saiu ainda na primeira metade do jogo e não retornou, devido a uma concussão. Com isso, o ataque dos Chiefs teve dificuldades para achar espaços e conseguir sucesso na endzone.
Sem Kelce, uma de suas principais armas do jogo aéreo, mesmo a defesa dos Titans sendo a 25ª nesse quesito, ficou mais fácil marcar os recebedores, e uma vez que a defesa dos Titans contra o jogo terrestre é uma das principais armas da equipe (terminou como a 4ª melhor da temporada), o ataque de Kansas estava fadado ao insucesso.
Smith foi muito pressionado e Kansas teve apenas 3 primeiras descidas e 61 jardas de ataque na 2ª metade, convertendo apenas 1 de 5 tentativas de 3as descidas.
Pelos Chiefs, Tyrek Hill teve 7 recepções para 87 jardas e Kareen Hunt correu para 42 jardas em 11 tentativas, número bem abaixo do que esses principais jogadores de ataque estão acostumados.
Os Chiefs não vencem um jogo de playoff desde janeiro de 1994 e os Titans não iam para a pós temporada desde 2008.
Na rodada divisional, Tennessee pega o New England Patriots, 1º colocado na AFC, em Foxboro, com transmissão exclusiva pela ESPN nesse sábado, 13 de janeiro, à partir das 23h15. Em breve, publicaremos nossa preview dessa partida aqui no site!
Números da partida: