Dando sequência à série de matérias sobre a situação dos times que não estão garantidos nos playoffs ainda, chegou a vez de falar do Tennessee Titans e sobre a AFC Sul, já que é difícil falar de apenas um time quando ele depende de outros resultados, dependendo do cenário.
Atualmente o Tennessee Titans está com 8 vitórias e 6 derrotas, em segundo lugar na AFC Sul, atrás do líder Houston Texans, que também está 8-6, porém em primeiro lugar devido aos critérios de desempate utilizados pela NFL.
Os Titans ainda possuem dois caminhos para se classificarem para a pós temporada: ganhando a divisão ou através da vaga de wild card.
Para vencer a AFC Sul, os Titans têm dois confrontos pela frente, um considerado fácil e o outro nem tanto, pois nessa semana pegam o Jacksonvile Jaguars (2-12), time matematicamente eliminado dos playoffs e com apenas 2 vitórias na temporada, então podemos dizer que essa vitória está praticamente garantida, certo? (tudo bem que nada é muito garantido no futebol americano, mas muito dificilmente os Titans perderão essa partida).
O maior desafio será na última semana, já que o confronto é exatamente contra o Houston Texans, que no momento, estão classificados nos playoffs, vencendo a divisão.
Pelo caminho mais fácil, que seria vencer a divisão, os Titans precisam vencer esses próximos dois jogos, e isso não é tão impossível não, visto a temporada inconsistente que os Texans vem apresentando, ainda mais agora com Brock Osweiller no banco, e com o quarterback Tom Savage assumindo o posto nos momentos finais da temporada regular.
Marcus Mariota, do Tennessee Titans, vendo tendo uma temporada boa, com um rate de 96.7, completando 62.2% dos passes tentados, lançando para 3.327 jardas, e além disso, Mariota conta hoje com uma ótima linha ofensiva, que cedeu até agora apenas 21 sacks, sendo a 4a melhor da liga nesse quesito.
Comparando os dois times, temos:
Tennessee Titans:
Ataque: 8º melhor da liga (23º no jogo aéreo e 3º no jogo corrido – média de jardas por jogo)
Defesa: 15º melhor da liga (em pontos cedidos) 4ª contra o jogo aéreo e 26ª contra o jogo terrestre
Houston Texans:
Ataque: 26º melhor da liga (30º no jogo aéreo e 5º no jogo corrido – média de jardas por jogo)
Defesa: 21ª melhor da liga (em pontos cedidos) 31ª contra o jogo aéreo e 17º contra o jogo terrestre
A mudança do quarterback dos Texans, apesar do cenário conturbado, de ter um quarterback de US$ 72 milhões no banco, e pela torcida ter aplaudido tal decisão do técnico, pode vir a melhorar o desempenho da equipe, visto que a média do rate de Osweiler na temporada é de 71.4 e de Tom Savage foi de 85.4 em seu primeiro jogo (vale lembrar que em apenas 3 jogos dessa temporada, Osweiler conseguiu ter um rate maior que esse).
Apesar do bom desempenho do QB Tom Savage em seu 1º jogo na temporada, não dá para prever como ele se desenvolverá nessas duas semanas e principalmente no confronto final contra os Titans, afinal, são jogos que valem vaga nos playoffs e a pressão é muito grande.
De qualquer maneira, se os Titans perderem para os Jaguars e os Texans vencerem os Bengals, o time do Texas fica com a liderança da divisão, e resta aos Titans lutar por uma vaga de wild card. Como disse, pouco provável que percam o jogo contra os Jaguars, então estaria apenas nas mãos dos Titans continuarem na briga para definir a classificação na semana 17. Porém, esses são os jogos que influenciam na disputa por uma vaga de wild card, caso os Titans não ganhem a divisão:
Chiefs (10-4) pegam Broncos e Chargers
Dolphins (9-5) pegam Bills e Patriots
Ravens (8-6) pegam Steelers e Bengals
Titans (8-6) pegam Jaguars e Texans
Broncos (8-6) pegam Chiefs e Raiders
Colts (7-7) pegam Raiders e Jaguars
Bills (7-7) pegam Dolphins e Jets
A única maneira de dar certo para os Titans na vaga de wild card é se os Dolphins e os Ravens perderem seus dois últimos jogos, e se Broncos e Colts perderem uma partida.
Os Titans não conseguem alcançar os Chiefs, mas possuem vantagem no critério de desempate contra os Dolphins e Broncos pela disputa da última vaga nos playoffs. Mas eles perderiam essa vantagem do critério de desempate contra os Colts ou Ravens se todos terminassem 9-7.
Os Titans, no momento, dependem apenas deles para irem aos playoffs, porém, o Houston Texans se encontra na mesma situação, ou seja, a briga vai ser boa nessas duas últimas rodadas.