Essa temporada está bem equilibrada e já tivemos ótimos jogos, mas até agora nenhum deles teve tamanha importância e promete tanto quando o jogo dessa noite entre Oakland Raiders x Kansas City Chiefs.
O Oakland Raiders, líder da divisão Oeste da AFC, com 10 vitórias e 2 derrotas, vai a Kansas enfrentar os Chiefs, com 9 vitórias e 3 derrotas, em um dos estádios mais barulhentos da liga, o Arrowhead Stadium, que perde apenas para o Century Link Field do Seattle Seahawks.
A liderança da divisão está em jogo, sem contar uma potencial folga na primeira semana dos playoffs. Como se não bastasse, esse é um dos maiores confrontos da história do Thursday Night Football, estatisticamente falando.
Desde que o TNF começou há 11 anos atrás, apenas dois outros jogos tiveram os times mais vitoriosos da temporada se enfrentando:
Pela tabela podemos ver que a porcentagem combinada de vitórias de Chiefs x Raiders é a 3a melhor da história dos TNF, certo? Só isso já deveria significar algo no mínimo interessante para a partida de hoje.
Além disso, os Raiders estão em primeiro lugar na divisão, com apenas um jogo de diferença com relação aos Chiefs. Isso significa que, se eles perderem hoje, a primeira semana de folga nos playoffs vai por água abaixo. Uma vitória para os Chiefs fariam com que eles empatassem com os Raiders no topo da divisão, além do que, seria a segunda vitória dos Chiefs contra os Raiders nessa temporada, e lhe daria uma vantagem no critério de desempate. Ou seja, ambas as equipes PRECISAM dessa vitória.
Obviamente a divisão não será decidida na semana 14, principalmente se os Chiefs ganharem, pois ainda terão mais 3 jogos, e cada time ainda vai enfrentar o Denver Broncos, mas mesmo assim, arrisco dizer que nenhum desses confrontos dessa rodada, ou até da temporada como um todo, carrega tanto peso.
Mas quem tem vantagem nesse confronto? Por incrível que pareça, o Kansas City Chief pode ter uma pequena vantagem frente aos Raiders, e não só porque jogam em casa, mas devido ao estilo de jogo e por já terem vencido os Raiders uma vez, e isso sempre pesa, afinal foi uma vitória por 26 a 10 na semana 5.
Os Chiefs conseguiram pressionar o quarterback Derek Carr, com dois sacks e vários outros contatos, enquanto a defesa fazia um ótimo trabalho na secundária, com alguns turnovers.
Os Raiders tem uma das melhores linhas ofensivas da liga, permitindo apenas 12 sacks no ano, porém os Chiefs tem dois ótimos reforços que não tinham no primeiro jogo, Tamba Hall e Justin Houston, com isso, o pass rush dos Chiefs teve uma grande melhora, e pode ser preocupante para os Raiders.
Já no ataque, os Raiders são obviamente mais explosivos, sem sombras de dúvidas. Carr consegue pontuar muito devido a seus incríveis receivers e o jogo corrido que é bem sólido. Mas ao mesmo tempo, os Chiefs podem ter bastante sucesso no seu ataque, visto que a defesa dos Raiders tem várias deficiências.
Andy Reid (técnico dos Chiefs) adora utilizar running backs e tight ends para o jogo aéreo. Essas posições geralmente puxam marcações dos linebackers e safeties e infelizmente é aí que está o problema dos Raiders, principalmente com o rookie Karl Joseph fora. Travis Kelce, sem dúvidas um dos melhores Tight End da liga agora que Gronkowski dos Patriots está fora, certamente vai se beneficiar disso, contra Perry Riley, Malcom Smith ou Reggie Nelson.
Esse fator pode facilitar a vida de Alex Smith, possibilitando lançamentos mais fáceis que podem virar grandes jogadas. Vale lembrar que Alex Smith tem 8 vitórias e apenas 1 derrota contra os Raiders até hoje, com 18 touchdowns e 3 interceptações (mas não podemos levar isso tão em consideração visto que os Raiders não apresentavam muito perigo em temporadas passadas).
Mesmo a defesa dos Chiefs tendo trabalhado bem no primeiro confronto entre as duas equipes, podemos perceber que as duas, em se tratando de estatísticas, são muito similares. No geral, a defesa dos Chiefs é a 29a. enquanto a defesa dos Raiders é a 30a.
Ou seja, há um equilíbrio grande entre as duas equipes, o que com certeza proporcionará um jogo apertado e decidido nos mínimos detalhes, e até capaz que seja nos últimos segundos. Mas como o futebol americano é uma caixinha de surpresas, só nos resta aguardar ansiosamente por uma ótima partida hoje, para que seja possível aguentar até as 3h da manhã, afinal dormir é para os fracos!
E que venha o Thursday Night Football.