Durante a coleta de informações sobre a vida do Kicker do Chiefs, Cairo Fernandes Santos, preparando esse texto, me deparei com uma triste coincidência (guardadas suas devidas proporções pessoais) com a tragédia recentemente vivida por nós brasileiros.
Pensei muito antes de continuar com a pesquisa.
Acredito que seja um sentimento geral quando falo que, para quem trabalha com esporte, o acontecimento com o Chapecoense foi algo que nos afetou muito pelo fato de que entendemos como é difícil para um time evoluir de ano em ano e chegar onde chegou, e ver em um acontecimento desse, tudo se acabar (e nem me refiro só ao sonho de chegar em uma final Sul Americana, me refiro a vida deles que se acabou repentinamente).
O foco desse texto não é de forma alguma tirar proveito de uma tragédia, pelo contrário, o objetivo será mostrar um pouco da história do Cairo, destacando sua carreira, seus números, e sua persistência em sempre dar o seu melhor. Mas me arrisco a levar você, leitor, a refletir sobre situações em que nos tiram as forças, e fazer delas uma experiência que nos faz crescer e evoluir (você vai já entender).
“Mantenha o foco! Esqueça um pouco o que passou. A alegria do seu pai é ver você chutando e acertando. Ele ta torcendo por você…”
D. Magali Santos (Mãe de Cairo)
Nome: Cairo Fernandes Santos
Idade: 25 anos (12.11.91)
Time: Kansas City Chiefs
Nacionalidade: Brasil, Limeira – SP
Seu sonho era ser jogador de futebol como é de se esperar de toda criança brasileira, tendo um chute muito forte desde menino (tanto que sua irmã comenta no documentário feito pelo Chiefs) que a bola sempre parava no quintal do vizinho e Cairo a usava de gandula toda vez.
Em 2007, Cairo faz um intercâmbio em St. Agustine/Flórida e começa a jogar football, já como kicker (com medo de se machucar). Vale ressaltar que nosso atleta tinha apenas 15 anos, e já surpreendeu os seus treinadores: chute de 15 jardas, 30 jardas, 50 jardas.
…57 jardas! E esse foi seu recorde em 2012 na Tulane University (New Orleans), mesmo ano em que acertou 21 chutes de 21 tentativas (!), o que o levou a melhor kicker do ano das Universidades dos Estados Unidos (Lou Groza Award – Top Place Kicker of the year).
Estava ele no seu 4° ano, no auge da sua carreira rumo a mais um recorde (26 chutes certos consecutivos) até que um dia, uma ligação com uma notícia que mudou toda a sua realidade: seu pai, piloto que participava de shows aéreos, havia falecido. Um acidente, uma fatalidade, uma dor inexplicável que só ele sentiu da maneira dele.
Cairo tinha duas opções: largar o football no auge da sua carreira e voltar para o Brasil para ficar com a sua família, ou canalizar o seu foco para dar orgulho ao pai, transformando sua dor em força para ser o kicker referencial que hoje é.
Ele pensou em parar de jogar, quando viu que não conseguia mais se concentrar e acertar o chute, ele quis voltar para o Brasil. Sua preocupação com a mãe e a irmã era o que o sufocava. Mas dona Magali (vale lembrar que toda mãe é uma guerreira!), transformou a mentalidade do seu filho, mostrando a ele que seu pai estava torcendo pela sua carreira, e que a solução nunca é desistir.
“Eu confio em você, você vai ganhar esse jogo pra gente.”
Eram 42 jardas no jogo contra UNT, e essas foram as palavras do seu técnico em Tulane que mudaram sua vida e devolveu a ele um pouco da confiança da qual havia perdido:
Em 2014 assinou com Kansas City Chiefs em maio, e em 5 meses já era titular com a ajuda do kicker veterano Ryan Succop, pelo qual tem muito respeito hoje.
Depois de errar 2 field goals, pediu uma chance do treinador para acertar um field goal de 48 jardas, e conseguiu. Então, acertou 13 consecutivos, sendo um deles para vitória contra o San Diego Chargers (23×20) e um recorde de carreira 53 jardas contra o St. Louis Rams.
Esse jovem brasileiro com apenas 2 anos na NFL, já bateu recordes como em 2014 e 2015, como líder de pontos do seu time (113 e 129 pontos respectivamente), 6° melhor kicker da NFL e 5º. Field goal mais longo da temporada. Ele conquistou o 2° lugar no ranking de maior quantidade de chutes convertidos (7 FG, sendo 2 de 50 jardas), sendo que nesse jogo os únicos pontos do time foram esses 21 feitos por ele.
Estamos falando do maior pontuador kicker calouro da história do Kansas City Chiefs, o de mais FG feitos em um jogo do time, o primeiro brasileiro a disputar uma temporada na NFL, o primeiro brasileiro a disputar playoffs, embaixador da NFL no Brasil, o kicker extremamente decisivo, que o time pode (e deve) depositar sua confiança. Em especial pra mim, se tornou um exemplo em superação e persistência para ser melhor!
“Quando eu entro em campo e a torcida já começa a cantar o hino do time, isso já é o suficiente para mim”, diz Cairo.
Mas sabemos que quando Chiefs não está em casa, o kicker também sabe o que faz e dá conta do recado:
“Nunca passou pela minha cabeça que um dia eu seria ídolo de um esporte”, completa Cairo.
Mas com certeza Cairão já é grande, e só tende a crescer, e nós brasileiros estaremos com ele, dando o apoio e força que for preciso no que estiver ao nosso alcance para vermos esse brasileiro ir longe.
Vamos fazer nossa parte e homenager esse grande jogador que só nos enche de orgulho, votando nele para o Pro Bowl, o jogo das estrelas da NFL.
Siga as instruções dos links abaixo:
http://www.nfl.com/probowl/ballot/club-social-vote
http://www.chiefs.com/fan-zone/pro-bowl-social-vote.html
Ou publique o seguinte no seu Twitter:
"I vote for #CairoSantos #ProBowlVote http://www.chiefs.com/fan-zone/pro-bowl-social-vote.html"
O Cairão da Massa já é uma grande estrela da NFL e merece estar lá!
Recomendamos assistir o documentário completo que utilizamos como referência nessa reportagem, segue o vídeo:
Edição e Revisão: Paula Ivoglo