Rising up to the playoffs

Para esse MNF, que encerra a semana 15 da NFL, se alguém esperava um jogo fácil para os Falcons, teve uma grata surpresa. Os Buccaneers jogaram duro e lutaram até o fim. Mas a vitória ficou mesmo com o time de Atlanta. Mais uma vitória. Isso é tudo que os Falcons precisam nas duas últimas semanas da temporada regular para conquistar uma vaga nos playoffs. Depois da vitória em cima dos Buccaneers por 24-21, Atlanta, agora 9-5, segue de perto o ritmo de New Orleans Saints (10-4) e Carolina Panthers (10-4) na NFC South. E para melhorar, os Falcons jogam contra ambas as equipes nas próximas duas semanas e se ganharem as duas partidas poderão até terminar como campeões da divisão.
O jogo foi bem equilibrado, com ambas as defesas jogando bem. Mesmo com a ausência do DT Gerald McCoy, líder de sacks no time, a defesa de Tampa conseguiu pressionar bem o QB Matt Ryan, fazendo com que ele, muitas vezes, apressasse o passe e assim forçando o erro, além de fazer com que o próprio jogador tivesse que resolver muitos downs com as próprias pernas. E deu certo, Ryan lançou 17/31 passes para 212 jardas e 1 TD.

Mas noite foi mesmo do RB Devonta Freeman, que esteve ausente no primeiro confronto desse ano, por conta de uma concussão. Freeman correu 126 jardas, marcou um TD no último quarto, em uma bela corrida de 32 jardas, mantendo assim a vantagem para o time visitante. Como se não bastasse, o jogador também fez 5 recepções para mais 68 jardas e sofreu um fumble a meia jarda da end zone, recuperado pelo TE Levine Toiolo, dentro da end zone, garantindo nesse caso a pontuação máxima (Dan Quinn agradece). Quem acabou não aparecendo muito no ataque dos Falcons, foi o WR Julio Jones, maior pontuador contra o time de Tampa Bay, tendo feito seu melhor jogo da temporada justamente contra os Bucs a três semanas atrás, onde foram 253 jardas em 12 recepções e 2 TDs. Jones recebeu marcação dupla a maior parte do tempo e teve seu jogo anulado, com apenas 3 recepções para somente 54 jardas, menos que a estrela da noite, Devonta Freeman.
Apesar de somente ter cedido 24 pontos, a defesa de Tampa apresentou falhas, como não conseguir conter Freeman e o jogo corrido dos Falcons. Foram 166 jardas cedidas. Mas foi muito eficiente contra o ataque aéreo. Claramente se vê que o DT Gerald McCoy e o LB Lavonte David, ambos fora do jogo por motivo de lesão, fizeram falta na contensão do jogo terrestre.

O Tampa Bay Buccaneers perdeu uma batalha difícil para o rival da divisão, mas é impossível questionar a entrega da equipe. Mesmo não estando mais na luta pelos playoffs e de ter sofrido várias baixas durante o jogo, os Buccaneers lutaram até o fim e só caíram quando, nos últimos 5 segundos do jogo, em uma tentativa de FG não convertido, o tempo da partida expirou. Pode apostar que os torcedores de Green Bay se encheram de esperanças e Lions, Seahawks, Cowboys até pensaram que sua busca pelos playoffs poderia ser mais fácil. Só que não foi dessa vez, e Atlanta precisa somente de uma vitória para chegar lá.
O time de especialista da equipe de Tampa Bay trabalhou bem nesse jogo deixando o ataque sempre em boas posições para o início de suas campanhas. Nesta partida, o QB Jameis Winston, foi um fator essencial para a melhora do ataque contra o time de Atlanta. O QB lançou 27/35 passes para 299 jardas e 3 Td’s. Um de seus principais alvos foi o WR Mike Evans com 5 recepções para 79 jardas e 1 TD, que não conseguiu esse ano fazer um jogo acima das 100 jardas, mostrando um desempenho medíocre para um jogador que sempre mostrou ter muito potencial. Além de Evans, outro alvo bem acionado nesta partida foi o WR Adam Humphries, também com 5 recepções e 1 TD. O TE O.J. Howard também participou ativamente do ataque, e em uma linda jogada conectou um lindo passe de 30 jardas para assim marcar o seu TD.

Apesar da derrota, o QB Jameis Winston teve uma das melhores performances de sua carreira na noite de segunda-feira. Ele estava pronto, com o braço certeiro. A eficiência de conclusão de 77,1% foi a mais alta de sua carreira e o passer rating de 130,5 foi o segundo melhor em seus três anos como de NFL. Ele figura agora como o quinto jogador com mais passes para TD na história da franquia e, coincidentemente, ultrapassou Matt Ryan na oitava colocação dos jogadores com mais TDs em suas três primeiras temporadas. Dessa forma, ele afasta mais uma vez as dúvidas que muitos tinham a seu respeito, sobre a suas qualificações como jogador, acalmando assim a ira dos torcedores dos Buccaneers, irritados com uma atuação bem abaixo do que foi a temporada passada.
Na semana 16, o Falcons vai New Orleans enfrentar os Saints em mais uma batalha divisional, enquanto o Buccaneers viaja à Carolina do Norte para enfrentar, também rivais de divisão, os Panthers.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: