Tristeza para todos e um pouco de alegria para os Steelers

Esta provavelmente é uma das reviews mais difíceis de escrever. O futebol americano é um esporte encantador, mas neste Monday Night Football muitos dos fãs não conseguiram acompanhar o jogo com o mesmo entusiasmo que estamos acostumados. Nós, amantes da NFL, odiamos o que vimos na última segunda em Cincinnati. Começamos a preview para este MNF dizendo que não há fogo morto quando Steelers e Bengals se enfrentam, mas nunca imaginaríamos o quão verdadeiro isso se tornaria. Foi um jogo violento, cheio de faltas pessoais. Foram quatro penalidades por violência desnecessária, uma por conduta anti-desportiva, uma por “roughing the passer” e outra por provocação.

No primeiro drive da partida, o QB Ben Roethlisberger, dos Steelers, foi interceptado pela defesa dos Bengals, em seguida, o ataque entrou em campo e com 2min de posse marcou a primeira pontuação através de um field goal de 35 jardas. Infelizmente, foi nessa campanha também que aconteceu o lance mais chocante da partida, o LB Ryan Shazier, dos Steelers, sofreu uma lesão na coluna numa tentativa de tackle no WR Josh Malone. O jogador, ainda no chão, levou a mão à sua coluna próximo a região lombar, claramente demonstrando que havia acontecido tinha sido grave, pois, aparentemente, não conseguia movimentar as pernas. Assim que retirado do campo, foi levado imediatamente ao hospital. Fontes da NFL dizem que Shazier provavelmente sofreu uma concussão na medula espinhal e caso o diagnóstico se confirme, o quadro é reversível sem riscos de paralisia, como suspeitado no momento da jogada. A equipe do NFL de Bolsa torce por melhoras e deseja que o linebacker possa voltar a campo em breve 100% recuperado!
Após o incidente, o jogo continuou e claramente as equipes estavam abaladas com a situação, mas ainda assim, os Bengals dominaram o primeiro tempo. O time de Cincinnati anotou o primeiro TD do jogo, num passe para o WR A.J. Green, livre de marcação, fazer a recepção na endzone. Foi dele também o segundo TD e que abriu uma vantagem de 17 a 0. Faltando 26 segundos para o fim do primeiro tempo, Big Ben conseguiu avançar 71 jardas em três jogadas, entretanto, com somente 5 segundos restantes, os Steelers optaram em chutar o FG de 30 jardas, indo para o intervalo com o placar de 17 a 3.
Além de Shazier, o RB Joe Mixon, dos Bengals também saiu mais cedo de campo. Ele levou a pior num choque com dois defensores dos Steelers durante o segundo quarto e acabou sofrendo uma concussão. O calouro dos Bengals inicialmente foi para tenda médica na sideline, sendo depois transferido para os vestiários e não voltou mais para partida.

Não sabemos o que aconteceu nos vestiários, mas os Steelers voltaram para o segundo tempo com tudo! Após um three and out forçado por sua defesa, Big Ben conseguiu encontrar Le’Veon Bell que avançou 35 jardas até a endzone. Os Bengals responderam rapidamente com um FG e levaram a diferença do placar novamente para 10 pontos, mas a diferença poderia ter sido maior se um TD do time não tivesse sido anulado devido a um holding questionável do RB Giovani Bernard. Na retomada de bola dos Steelers, o retorno de kickoff de 96 jardas do WR Martavis Brayant foi anulado devido a um holding do S J.J. Wilcox. A equipe de Pittsburgh ainda pontuou com mais um FG e depois de outro three-and-out, Antonio Brown empatou o jogo, ficando 20 a 20. A partida parecia se encaminhar para prorrogação. Parecia! Dê a Big Ben alguns minutos que ele coloca o time em posição de FG. Dito e feito! O K Chris Boswel (mais uma vez!) garantiu os três pontos da vitória do Pittsburgh Steelers.
Não importa qual seja a diferença no placar, Ben Roethlisberger e seus alvos difíceis de marcar sempre têm encontrado uma maneira de deixar os adversários se perguntando o que aconteceu. Mesmo sob a pressão da agressiva defesa de Cincinatti, o QB completou 24 de 40 passes tentados para 290 jardas, 2 TDs e uma interceptação. Le’Veon Bell correu para 76 jardas e teve outras 106 em 5 recepções, incluindo um TD de 35 jardas anotado depois que ele habilmente manteve-se dentro de campo enquanto corria pela sideline. Juntos Bell e Brown tiveram 207 jardas e é a primeira vez que ambos superam juntos a marca de 100 jardas no mesmo jogo.
A defesa dos Steelers sofreu para cobrir A. J. Green, principalmente no primeiro tempo. O WR estava impossível de parar e anotou 2 TDs, que poderiam ter sido três, se sua equipe não tivesse cometido uma falta. Os passes longos continuam sendo o calcanhar de Aquiles da defesa de Pittsburgh, uma vez que Andy Dalton, pouco pressionado, foi sacado 2 vezes e não sofreu nenhuma interceptação. Ocorre que, no segundo tempo, assim como na última semana contra Green Bay, a defesa resolveu aparecer e foi um fator fundamental para o time da Pensilvânia. Conseguiu forçar 3 three-and-outs, não permitiu que o adversário deslanchasse no placar e deu ao seu ataque, tempo suficiente e oportunidade para buscar a vitória. Destaques para o LB Vince Williams, que fez 9 tackles e um sack.

Infelizmente, o Paul Brown Stadium foi palco de mais duas cenas lamentáveis durante o segundo tempo. A primeira envolve o calouro dos Steelers, JuJu Smith-Schuster, que realizou um bloqueio violento em cima do LB Vontaze Burfict, dos Bengals, e depois ainda o provocou quando este estava deitado no gramado antes de ser retirado para avaliação médica na lateral do campo. Burfict está sob protocolo de concussão. Na terça (05/12), o wide receiver se manifestou a respeito do acontecimento em sua conta no twitter: “Eu não tenho qualquer intenção de machucar ninguém quando jogo. Não quis machucar Vontaze Burfict, apenas quis realizar o bloqueio para minha equipe. Peço desculpas pela provocação e isso não faz parte de mim. Rezo para que ele melhore.”. A segunda veio do lado Bengals, o S George Iloka deu uma pancada diretamente no capacete do WR Antonio Brown, após este fazer uma recepção no fundo da endzone e marcar o touchdown para empatar o jogo. Juju e Iloka foram punidos pela NFL com a suspensão por um jogo cada devido as suas condutas em campo, mas ambos apelaram. Até o momento, apenas a do safety dos Bengals já teve decisão, na qual ficou determinado apenas o pagamento de multa.
Neste Monday Night Football também tivemos a quebra de vários recordes na NFL. Para começar, Ben Roethlisberger se tornou o 8º quaterback na história da NFL a atingir a marca de 50.000 jardas lançadas numa temporada regular em sua carreira. Além dele, o WR Antonio Brown também conquistou outro feito memorável, ele se tornou o jogador mais rápido a alcançar à marca de 700 recepções, foram precisos 111 jogos, batendo o recorde que antes pertencia a Marvin Harrison, que chegou às mesmas 700 recepções em 114 partidas. O outro recorde quebrado, só que não muito bom para os torcedores dos Bengals, foi em números de jardas perdidas por falta. A equipe de Cincinnati nesta partida cometeu 13 faltas com uma perda de 173 jardas, batendo o recorde da franquia neste quesito.

No final da noite, tivemos um Monday Night com uma virada incrível de placar e grandes jogadas de estrelas como A. J. Green e Le’Veon Bell, mas que não será lembrado por isso. Será lembrado pela violência, pelas lesões e pela anti-desportividade. Pelo desespero de um jogador que não sentia as pernas. Pelo barulho do choque, pela violência desnecessária. Pelo sofrimento de dois jogadores que podem ficar semanas ou meses sem jogar. Pelo jogo que foi difícil de assistir, difícil de engolir, difícil de digerir. Talvez, o melhor mesmo seria se ele nunca tivesse acontecido.
O Pittsburgh Steelers termina a semana 13 com 10 vitórias e 2 derrotas, mantendo-se na liderança da divisão North da AFC e com vaga praticamente garantida nos playoffs, bastando para tanto vencer a próxima partida contra o Baltimore Ravens e se consagrar campeão, o jogo será realizado no próximo Sunday Night Football no dia 10/12. O Cincinnati Bengals permanece com 5 vitórias e 7 derrotas e recebe em casa o Chicago Bears na próxima semana, a fim de permanecer na briga pelo wild card.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: